Pesquisa Vox devastadora para Bolsonaro e os militares: 65% os querem longe do poder, 49% condenam comportamento do presidente na pandemia

artigo originalmente escrito no Viomundo; veja a íntegra no link

Pesquisa Vox Populi encomendada pelo PT é devastadora para o governo Bolsonaro, o presidente da República e os militares que o cercam.

A curva de avaliação negativa cresce em praticamente todas as regiões, faixas de renda e escolaridade, com raras exceções, quando as perguntas são sobre a pandemia de coronavírus e a crise econômica em parte decorrente dela.

65% dos entrevistados dizem que os militares não devem se envolver com política e 82% acham que Bolsonaro deveria colocar um profissional da área médica no Ministério da Saúde, em substituição ao general Eduardo Pazuello.

Só 28% dos entrevistados dizem que o Brasil está melhor com Bolsonaro. 46% acreditam que o país estava melhor sob os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma, do PT.

49% avaliam negativamente o comportamento de Bolsonaro diante da pandemia — eram 42% na pesquisa anterior.

Quanto à covid-19, 48% dos entrevistados disseram conhecer alguém que contraiu o vírus, 11% disseram que são familiares próximos e 2% que pegaram a doença. 54% acreditam que o pior ainda está por vir.

Para 69%, esta é a pior crise econômica já testemunhada pessoalmente. 52% dizem que o governo federal é totalmente responsável ou tem a maior parte da responsabilidade pela crise.

63% não concordam com as declarações de Bolsonaro de que ele está sendo perseguido pelo Congresso, STF, oposição ou mídia.

45% já afirmam que Bolsonaro está envolvido em corrupção, quando a pergunta menciona Fabrício Qiueiroz e o filho do presidente, o senador Flávio. 46% que dizem que o pai não está envolvido com corrupção.

48% não confiam ou confiam pouco nos militares. 32% confiam mais ou menos e só 18% confiam muito. 65% dizem que os militares não deveriam participar do governo ou se envolver com política.