Conheça cartilhas sobre direitos à saúde em tempos de pandemia de covid-19

O CEBES – Núcleo Chapecó – é apoiador de um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuante desde Abril de 2020, que foi desenvolvido em resposta ao Edital da UFFS, nº 259/Gr/UFFS/2020 – Apoio Institucional a Ações de Extensão em Saúde para Prevenção, Monitoramento e Segurança frente à Pandemia de Coronavírus.

A proposta de extensão elaborada pela equipe teve o título “Produção e difusão de materiais educativos sobre o Coronavírus e seus impactos na saúde” – área de Conhecimento do CNPq: Ciências da Saúde, com área Temática Principal: Saúde Coletiva, Saúde: Educação e Promoção de Saúde.

O objetivo principal desta iniciativa foi de contribuir com o município de Chapecó na divulgação de informações científicas de qualidade com uma linguagem acessível a todos os públicos de maneira eletrônica, utilizando as redes sociais como o principal vetor, combatendo às Fake News. Além disso, o projeto tem como propósito a ampliação das vivências dos acadêmicos, oferecendo dentro da proposta a possibilidade de experienciar o desenvolvimento de conteúdos para mídia digital, totalmente diferente do que a maioria dos projetos propõe.

O projeto com postagens semanais, atualiza o boletim epidemiológico da Covid-19 a nível nacional e internacional, mostrando também os números da doença em Chapecó. Também, tem postagens de conteúdos e matérias descomplicadas, com diversas informações apresentadas de maneira didática de rápida leitura. No tempo de atuação do projeto, já foram desenvolvidos diversos materiais que são veiculados nas redes sociais com conteúdos relevantes para o cenário atual, incluindo uma série de cartilhas educativas sobre: violência contra a mulher, saúde da criança, aleitamento materno e populações privadas de liberdade, todas em um contexto pandêmico.

Os assuntos abordados nas cartilhas despontaram majoritariamente de necessidades percebidas durante pesquisas em bancos de dados, se mostrando escassas e de difícil acesso, porém contendo questões de suma importância. Dessa forma, os conteúdos foram compilados e simplificados para serem acessíveis a toda a população.

Baixe as cartilhas abaixo: