Lúcia Souto para rádio Brasil Atual: ‘A pandemia não acabou! É persistente, com diminuição de casos em patamar elevado’

Nesta terça-feira (6) a médica sanitarista, pesquisadora da Fiocruz e presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) Lucia Souto conversou com a rádio Brasil Atual sobre a pandemia de coronavírus. Ela aponta que o patamar elevado de mortes diárias mostra que o vírus ainda circula pela sociedade sem que haja uma vigilância epidemiológica eficaz. Até a publicação dessa notícia, o Brasil registra mais de 147 mil mortos pela covid-19, com quase 5 milhões de casos confirmados, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Lúcia comenta sobre as vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o coronavírus e as sequelas, que ainda estão sendo estudadas, da doença. Ela aponta também que a política de negacionismo pelo governo federal sobre a necessidade de vacinação obrigatória e a desestruturação das políticas públicas de saúde resultaram na queda da taxa de vacinação no Brasil.

Por fim, ela pede o engajamento na campanha do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para evitar que a Saúde perca financiamento em 2021, tendo em vista que a pandemia não desaparece com a virada do ano e que há uma demanda reprimida por atendimentos de saúde e cirurgias que foram adiadas este ano por conta da covid-19.

Ajude a petição a alcançar 200.000 assinaturas!