Almanaque da Saúde do Trabalhador

Almanaque da Saúde do Trabalhador

Asfoc e Cebes apresentam o Almanaque da Saúde do Trabalhador, um manifesto de luta em defesa da vida e da saúde que, como se referem com sensibilidade os coordenadores na introdução, procura traduzir a Alma do vasto campo de conhecimento da Saúde do Trabalhador.

Trata-se de uma contribuição que, indubitavelmente, será um marco no debate público de temas estratégicos para construção da possibilidade de outro mundo aqui e agora de dignidade, respeito, solidariedade, amizade e amor.

Em tempos desafiadores, de mudança de época e em um contexto de emergência sanitária, política, econômica, cultural, ambiental sem precedentes, é retumbante o fracasso do projeto ultraneoliberal para dar respostas às necessidades mais básicas da humanidade.

O anseio por uma vida digna é confrontado diariamente por um projeto da necropolítica e do racismo estrutural que pretende nos impor como objetivo um padrão de desenvolvimento que aprofunda as desigualdades em níveis explosivos.

As consequências se manifestam em milhares de morte evitáveis de brasileiras/os pela Covid-19, na falta criminosa de oxigênio, na volta da fome, na crescente população abandonada nas ruas, no desemprego de mais de 14% de nossa população, no estarrecedor número de mais de 40% de trabalhadores precários.

O projeto de concentração de riqueza, de destruição de políticas públicas estratégicas, como a saúde como direito universal, segurança alimentar, direitos trabalhistas – com políticas de ódio e degradação da democracia –; impõe-nos a afirmação de outros caminhos. São eixos estratégicos para a promoção do bem-estar como direito de garantir uma agenda de radicalização da democracia participativa com: justiça tributária, reforma tributária progressiva e taxação de grandes fortunas; renda básica universal; reforma agrária e transição ecológica; geração de trabalho e renda; direito a políticas públicas universais de acesso à saúde, educação e cultura; ambiente saudável.

Como em outros momentos, as inúmeras experiências exemplares que povoam o nosso Brasil serão a potência transformadora de um povo criativo e corajoso que sabe o valor da democracia, da solidariedade, da vida e da dignidade.

Download do arquivo “Almanaque da Saúde do Trabalhador”