IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde

IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde

Emanoel Campos Filho e Katia da Silva Machado

O ano era 2013. Nascia há sete anos o IdeiaSUS/ Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), inicialmente como um banco de práticas e soluções de saúde e ambiente, fruto da cooperação técnica com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com a missão de reunir e compartilhar práticas de saúde essenciais à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que refletem as potencialidades dos diferentes territórios de saúde do País. Nesta obra, apresentamos quem somos e o que motivou a criação desta iniciativa, que hoje se revela como uma Plataforma Colaborativa do SUS, para além de um banco de práticas. Nesse contexto, apresentamos seis práticas premiadas na Mostra Nacional ‘Aqui Tem SUS’, promovida durante o Congresso do Conasems de 2018, e na Mostra Estadual IdeiaSUS e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) de 2019, que foram acompanhadas nos últimos meses pela equipe do IdeiaSUS e parceiros.
Destacamos, também, outras ações das quais lançamos mão nesses sete anos, a exemplo da realização das Rodas de Práticas e da Curadoria em Saúde.

A primeira trata de encontros para o compartilhamento e a problematização das diversas práticas que fazem parte da Plataforma IdeiaSUS. A segunda estratégia implica a sistematização de experiências por meio de uma metodologia participativa que permite a reflexão e a ressignificação das práticas de saúde.
Trazemos para nosso leitor, à luz ainda da reflexão dos vários atores envolvidos nessa construção, a ideia de que o compartilhamento é essencial ao SUS, significa apoiar e fortalecer o trabalho de gestores, profissionais, líderes comunitários, estudantes, pesquisadores e usuários da saúde pública brasileira.
Afinal, o papel estratégico da Plataforma Colaborativa IdeiaSUS é dar visibilidade às práticas de saúde que surgem nos vários territórios do nosso país, por meio do convite à gestão do conhecimento que emana dessas produções, oportunizando, por sua vez, desdobramentos em ações de sistematização, curadorias, educação a distância, pesquisa-ação de base territorial, projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Buscamos aqui fortalecer nosso Sistema Único de Saúde, patrimônio do povo brasileiro.

Download do arquivo “IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde”