Campanha mobiliza brasileiros a acabar com a pobreza e a desigualdade

Tem início no próximo dia 17 de outubro e segue até domingo (19/10) a mais nova edição da campanha “Stand Up – Levante-se e Faça a sua Parte contra a Pobreza e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O Stand Up é uma mobilização global para acabar com a pobreza e a desigualdade na qual pessoas de todo o mundo irão se levantar em manifestações para que governos, empresas e toda a sociedade, juntos, mantenham suas promessas, se comprometam e dividam a responsabilidade de alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) até 2015.

Em 2006, 23,5 milhões de pessoas em mais de 100 países participaram do Stand Up. Em 2007, o número de participantes estabeleceu um novo recorde no Guinness Book: mais de 43 milhões de pessoas participaram desta ação mundial. Diversas atividades, em todo o Brasil, envolveram milhares de pessoas em 2007. O destaque no país foi o evento no Maracanã, onde o público de 85 mil pessoas que lotou o estádio para ver a partida entre as seleções brasileira e equatoriana assistiu a um vídeo do jogador Bebeto, que convidava a torcida a participar da Campanha. Destaque também para os eventos que aconteceram no ABC Paulista, onde mais de 20 mil pessoas se reuniram contra a pobreza e a desigualdade.

Em 2008, ano que marca a metade do prazo estabelecido de 2015 para a implementação dos ODMs, os organizadores colocam um novo desafio aos participantes: não basta somente se levantar e manifestar apoio à causa. É hora de assumir o compromisso de fato por meio do envio de cartas ao governo, da organização de atividades de conscientização, da distribuição de materiais, do plantio de árvores ou de outras formas de contribuir para o fim da pobreza.

 

Fonte: Unesco Brasil