3º Pré-Simpósio CEBES Bahia

3 Pre - Simpósio CEBES Bahia

 

O Núcleo Cebes Bahia convida a todas (os) para o 3º Pré-Simpósio do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), núcleo Bahia, que ocorrerá na terça-feira, 21.11.2017, às 18 horas, no Auditório Guilherme Rodrigues da Silva, Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

 

Esses eventos são encontros preparatórios para o Simpósio Nacional do CEBES, com o objetivo de contribuir para a tese a ser elaborada e defendida pela instituição ao longo da nova gestão 2017-2019, além de fortalecer a nossa ação na luta pela saúde em âmbito local.

 

Assim, no primeiro evento Pré- Simpósio, realizado em agosto/2017, partimos da discussão mais ampla da conjuntura político-econômica e seus impactos na saúde, buscando construir possibilidades de ação e mobilização.

 

No segundo encontro, abordamos a conjuntura da saúde, buscando conhecer as pautas de diversos movimentos sociais que atuam nas lutas pelos direitos sociais em nosso estado, e discutir em que medida essas pautas dialogam com a saúde. O objetivo foi promover uma maior articulação e mobilização frente o direito à saúde, concebida em sua perspectiva ampliada.

 

Nesse terceiro evento, que encerrará os debates preparatórios, enfocaremos a participação de outros atores importantes na luta pelos direitos sociais, a fim de intensificar o debate acerca da democracia, fortemente ameaçada na conjuntura atual.

 

Para tanto, pretendemos envolver os sindicatos e os movimentos sociais, buscando entender quais as suas estratégias de ação e que tipo de diálogo tem estabelecido com as bases, com a população em geral e com a classe média.

 

Acreditamos ser importante, nesse momento, analisar quem são os aliados dos movimentos progressistas, a correlação de forças e os cenários em que essa luta é travada, tendo, como objetivo, a práxis política. Nosso objetivo, portanto, é elaborar uma estratégia de ação e propostas táticas para interferir na conjuntura.

 

O evento será gratuito e aberto ao público. Não será necessária a inscrição prévia, mas o evento estará sujeito à lotação do espaço. Esperamos contar com a sua participação e mobilização no convite a outros atores importantes para o debate.

 

Leia aqui a ementa do evento