Seminário latino-americano debate alternativas para enfrentar a crise

No período de 5 a 7 de outubro, a Auditoria Cidadã da Dívida e o Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM) realizam diversos eventos do III Seminário Internacional Latino-americano “Alternativas de Enfrentamento à Crise”. dia 5/10, às 9h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, começa o seminário e as inscrições podem ser feitas no endereço seminarioauditoriacidada@yahoo.com.br, sem ônus. A presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Ana Costa, participará do Seminário.

No dia 6 de outubro, às 9h, será realizada Audiência Pública conjunta de várias comissões da Câmara dos Deputados (Anexo II, Corredor das Comissões, Plenário 4), para a qual não é necessário inscrição prévia, para debater o mesmo tema: enfrentar a crise.

Os eventos terão a presença de personalidades internacionais, entre elas Sofia Sakorafa, Deputada do Parlamento Grego, que virá de Atenas para participar do seminário. Sofia foi a única parlamentar que votou contra o acordo da Grécia com o FMI no início do aprofundamento da crise financeira. A deputada defende a realização da auditoria da dívida grega e a necessidade de desmascarar a especulação com a dívida soberana dos países europeus.

Também estará presente o cientista político belga, Eric Toussaint, presidente do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, autor de diversos livros publicados em vários idiomas. Outra personalidade é o presidente da Comissão Técnica Presidencial Equatoriana para o desenho da Nova Arquitetura Financeira Regional e Banco do Sul, Pedro Paez, do Equador. Ele é Ph.D e M.Sc. em Economia pela Universidade do Texas, Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) e Economista pela Pontifícia Universidade Católica do Equador (PUCE).

Kjetil Abildsnes, da Noruega, assessor econômico da Church Aid, uma organização ecumênica e humanitária em Oslo, Noruega. Kjetil foi um dos principais assessores do Governo da Noruega em sua iniciativa de anular a dívida ilegítima que cinco países tinham com a própria Noruega. Romulo Torres, do Peru, Coordenador Geral da Rede Latindadd – Rede Latinoamericana sobre Dívida, Desenvolvimento e Direitos, que congrega 17 organizações de 9 países.

E também, Ramiro Chimurris (Uruguai), Daniel Munevar e William Gaviria (Colombia), Angel Furlan, Jorge Marchini e Guillermo Berganza (Argentina), Julie Duchatel e Cecile Lamarque (Bélgica), Waldo Gomez (Bolivia), Konstantinos Bitsanis (Grécia), Jose I. Acunha (Venezuela) e Miriam Ayala (Equador).