Ex-ministro da Saúde integra comissão científica da Abim

Fonte: Site do SINDHOSP – 26/01/2012

Com mais de 25 anos de experiência no setor, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, passa a integrar a Comissão Científica da Abimo. A notícia foi comunicada pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório, Franco Pallamolla, em 6 de dezembro, durante a reunião do conselho.

Segundo ele, a participação do ex-ministro Temporão no Conselho Cientifico da Abimo proporcionará que toda sua experiência no setor saúde, construída ao longo dos últimos 25 anos, seja utilizada para que a associação siga se consolidando com a mais importante entidade representativa do setor industrial de EMHO no Brasil e que, neste sentido, continue a ajudar o governo, em suas diferentes esferas, a construir um marco regulatório estável e, fundamentalmente, atrativo ao setor industrial para que o SUS possa, com sustentabilidade econômica e tecnológica, cada vez mais, permitir o acesso universal do todos os brasileiros, conforme estabelecido em nossa Constituição.

Um dos objetivos da associação é conquistar em 2020 a quinta posição no ranking mundial de fabricantes de equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios.

Perfil – Graduado em medicina e doutorado em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, José Gomes Temporão, ao longo de sua carreira, especializou-se em doenças infecciosas e tropicais, teve contato com a área de Saúde Pública, participando do movimento sanitarista, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi Secretário de Planejamento do INAMPS de 1985 a 1988, subsecretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro em 1991, Presidente do Instituto Vital Brazil de 1992 a 1995, assessor-chefe de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro em 1999, subsecretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro em 2001 e presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde da Fiocruz (FIOTEC) de 2002 a 2003.

Além disso, foi membro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB) e relator Geral da 10ª Conferência Nacional de Saúde. Também prestou consultorias a organismos internacionais (OPAS, Unicef) e nacionais (secretarias municipais e estaduais, BNDES), e tem artigos publicados em revistas, assim como livros e capítulos de livros.

Em julho de 2005, José Gomes Temporão deixou o Instituto Nacional de Câncer (INCA) para chefiar a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. Em março de 2007 foi nomeado Ministro da Saúde na gestão do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.

Em nível internacional, estimulou a colaboração com outras instituições como: a escola americana de saúde pública Johns Hopkins, a Organização Mundial da Saúde, a União Internacional contra o Câncer, a Fundação Swiss Bridge, entre outras.