Fórum discute indústria e impostos de medicamentos no Brasil

O III Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil, que acontece no dia 24 de novembro (quinta-feira), das 9h as 14h, no auditório do Interlegis, em Brasília, traz à tona o debate de assuntos de interesse direto da população brasileira: o acesso aos remédios.

Alguns dos temas a serem debatidos são:

1 – Desoneração da carga tributária: enquanto a média mundial da carga tributária embutida nos medicamentos é de 6%, no Brasil pagamos até 35% de impostos numa caixa de remédios. O remédio para humanos custa até três vezes mais em impostos que um remédio para gado no nosso País.
2 – Consumo recorde : mesmo pagando caro, consumimos mais. Ano passado, o volume de compra de caixas de medicamentos no Brasil foi recorde: 2 bilhões. Foram cerca de dez caixas de remédio por habitante. E esse número tende a crescer, por exemplo, com a quebra da patente de 30 medicamentos de alto consumo em 2012.
3 – Expansão da indústria nacional : 80% da indústria farmacêutica mundial estão concentrados em apenas cinco países. O Brasil almeja entrar nesse círculo privilegiado de negócios e ampliar a sua incipiente participação de 1% no mercado mundial. A solução? Parcerias público-privadas (PPPs), onde a indústria brasileira recebe a transferência de tecnologia de laboratórios internacionais. A experiência vem dando resultados desde que foi implantada em 2009. Já contamos com 24 PPPs na área da saúde (9 laboratórios públicos e 20 privados), responsáveis pela produção de 28 princípios ativos e do contraceptivo DIU. Com o desenvolvimento da indústria nacional, a perspectiva de economia do Ministério da Saúde com a importação de remédios para os próximos cinco anos chega a R$ 700 milhões.

Alguns nomes que compõem a mesa de debates são:

1 – o presidente do Instituto Butantan, Jorge Kalill;
2 – o diretor do Hospital Universitário de Brasília, Armando Raggio, mediador da mesa;
3 – o chefe do Departamento de Produtos Químicos e Farmacêuticos do BNDES, Pedro Palmeira;
4 – o senador Eduardo Amorim, da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal;
5 – o deputado federal José Machado Reguffe, da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados;
6 – o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Odnir Finotti;
7 – a diretora da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Vera Valente;
8 – a coordenadora da Comissão de Incorporação de Tecnologia (Ministério da Saúde), Clarice Petramale;
9 – o diretor do Departamento do Complexo Industrial (Ministério da Saúde), Zich Moisés Jr.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site das entidades organizadoras do Fórum: Instituto Brasileiro de Ação Responsável (www.acaoresponsavel.org.br) e Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil – Íntegra Brasil – (www.integrabrasil.com.br).

O III Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil tem o patrocínio da MSD, Cristália, Sanofi e Medley.

Fonte: Release do próprio Forum