Na Bahia, há risco de epidemia com novo vírus

O Globo – 05/01/2012

Autoridades estão preocupadas com propagação do tipo 4 neste verão; Itabuna declara situação de emergência

SALVADOR. A prefeitura do município baiano de Itabuna, a 433 quilômetros de Salvador, declarou situação de emergência devido ao risco de epidemia de dengue. O índice de infestação predial, que mede a quantidade de focos do mosquito transmissor da doença nos imóveis, chegou a 8,8% no município. O índice tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 1%.

Na Bahia, ano passado, houve 54.020 casos de dengue, uma redução de 10,9% em relação a 2010, quando foram registrados 60.625 casos. Apesar disso, as autoridades sanitárias do estado estão em alerta, pois este é o primeiro verão em que o vírus tipo 4 da dengue circulará. Para o sanitarista Agnaldo Orrico, todo sorotipo novo é motivo de preocupação, pois o sistema imunológico humano ainda precisa adquirir defesa para evitar a contaminação:

– Uma vez com a doença, a pessoa se torna imune àquele sorotipo para o resto da vida, como se ele fosse vacina.

A Bahia já enfrentou surtos de dengue: o maior foi em 2009, quando foram notificados 122.257 casos, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. O estado, segundo o Ministério da Saúde, é considerado uma área de alto risco de epidemia. A última vítima fatal foi Raimundo Nonato Vargas, de 8 anos, que morreu com sintomas de dengue hemorrágica, sexta-feira passada em Brumado, a 654 quilômetros de Salvador.