Europa bate recorde no nível de desemprego: mais de 17 milhões de pessoas sem trabalho

Luis Nassif Online – 02/04/2012

Londres (RV) – A crise faz a Europa marcar um recorde que não gostaria de ter em sua história. Os países da zona econômica do Euro registram o maior nível de desemprego desde janeiro de 1995, quando os registros começaram a ser feitos. Segundo dados da Eurostat, 17 milhões 134 mil pessoas não têm trabalho na região.

A taxa de desemprego atingiu 10,8%, em comparação com 10,7% em janeiro – a maior desde junho de 1997 e em linha com a previsão. A pesquisa mostrou que há grandes diferenças entre os mercados de trabalho dos países que integram a zona do euro, com os que enfrentam problemas de dívida e implementam programas de austeridade sofrendo o crescimento mais rápido na taxa de desemprego. Na Alemanha a taxa de desemprego ficou estável em 5,7%, na Espanha subiu de 23,3% para 23,6% e na Grécia permaneceu em 21,0%.

De acordo com a agência Reuters, um dos motivos é que a crise de dívida da Europa forçou os governos a reduzir drasticamente os gastos, enquanto a confiança empresarial recuou com força no final do ano passado, fazendo com que muitos europeus tivessem dificuldade para encontrar trabalho em um momento em que a zona do euro avança para uma recessão. (ED)