Chamada de artigos para número especial da revista Saúde em Debate
Tema: Monitoramento e Avaliação em Saúde para a Ação
A revista Saúde em Debate do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), criada em 1976, vem consolidando-se como um veículo de difusão de conhecimento crítico produzido na área da saúde.
Esta chamada é destinada a compor um número especial dedicado ao tema Monitoramento e Avaliação em Saúde para a Ação, com foco no uso, utilização e influência dos sistemas de monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas de saúde.
Os artigos devem se inserir em um dos cinco eixos temáticos: a) contexto e potencialidades: monitoramento e avaliação para subsidiar políticas públicas de saude; b) modelização de intervenções de processos de monitoramento e de avaliação para a ação; c) construção de evidências e participação em processos avaliativos para o aprimoramento das ações, programas e políticas de saúde; d) utilização e translação de evidências em monitoramento e avaliação; e) qualidade da avaliação, ética, capacitação e formação em avaliação.
Aceitam-se artigos inéditos resultantes de pesquisas avaliativas, dissertação de mestrado acadêmico ou profissional e de teses de doutorado de alunos de Programas de Pós-Graduação nacionais ou internacionais, desenvolvidos nos últimos cinco anos.
Cada autor poderá submeter até três artigos para a seção “artigos de pesquisas originais”, porém, será publicado até dois artigos por autor, sendo apenas um como autor principal. Artigos aprovados e não incluídos no número especial poderão ser publicados em números regulares da revista.
O processo de avaliação seguirá os mesmos procedimentos utilizados para os números regulares, explicitados nas normas da revista.
A submissão dos artigos deve ser feita no sítio eletrônico da revista Saúde em Debate (http://www.saudeemdebate.org.br/). Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis no site.
Na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial e indicar um dos cinco eixos temáticos a ser publicado. Esta carta deve ser digitada no campo “carta de encaminhamento” no próprio site.
O prazo de submissão dos artigos se encerra em 11 de abril de 2016.