Live: Pandemia em Manaus e anúncio de criação do CEBES-Amazonas
Essa quinta-feira (18/06/2020) vai ter debate sobre a Pandemia do CoronavÃrus em Manaus: A crise sanitária e a necessidade de medidas mais rÃgidas de distanciamento social. Na live, a ser exibida via youtube, contará com a participação da presidenta do CEBES Lúcia Souto, será anunciada a criação do núcleo Amazonas do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde.
O debate acontece pela a necessidade da “tomada de medidas mais rÃgidas de distanciamento social, no intuito de frear a curva ascendente de mortes por covid-19 no Amazonas e assim ampliar o debate de forma mais sistematizadas no sentido de contribuir para a tomada de decisão dos gestores estaduais e municipais“.
Os integrantes do mais novo núcleo do CEBES entendem também que se trata de uma excelente oportunidade para os discentes da pós graduação em dialogar com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, “como também reconhecer os desafios enfrentados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas no controle da covid-19. Além disso, teremos a oportunidade de compreendemos o problema a partir de perspectivas estratégicas do campo das polÃticas públicas em nÃvel local e internacional, exploradas pelos palestrantes da WebDebate“.
Na oportunidade será lançada uma Carta Manifesto sobre a necessidade de medidas mais rÃgidas e distanciamento social, assinada pelas entidades interessadas em também participar do CEBES – Núcleo Amazonas.
Sorteio
Também serão emitidos certificados e sorteio de 10 livros (Comunidades Ribeirinhas na Amazônia Ocidental, de MarcÃlio Sandro Medeiros) e 10 camisas (veja a arte aqui). Concorre quem fizer inscrição e participar.
Se inscreva nesse link.
Coordenação da Web-Conferência:
Flor Espinosa-Martinez – Médica infectologista e pesquisadora da Fiocruz Amazônia e da Fundação Medicina Tropical do Amazonas e Chefe do Tass-CNPq
Participantes:
Rosemary Costa Pinto – Farmacêutica bioquÃmica e diretora da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas;
Rodrigo Tobias – Dentista sanitarista e ex-Secretário de Saúde do Amazonas e pesquisador do Laboratório de História, PolÃticas Públicas e Saúde na Amazônia LAHPSA/ILMD Fiocruz Amazônia;
Mauro Serapioni – Cientista social italiano e pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra;
Rômulo Paes – Médico, doutor em Epidemiologia Ambiental e atua no Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz.
Veja o debate no link ou abaixo: