Presidências das comissões são escolhidas pelos líderes
Agência Câmara Notícias
Comissão de Turismo e Desportos foi dividida em duas. Presidente destaca que não acarretará aumento de gastos.
Os líderes partidários definiram nesta terça-feira a presidência das comissões. Eles decidiram dividir a Comissão de Turismo e Desporto em duas para permitir que o PSC ganhasse a presidência de um colegiado.
O PSC vai presidir a Comissão de Legislação Participativa. A nova comissão, de Desporto, será encabeçada pelo PDT. O PT acabou ficando com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que, em um primeiro momento, chegou a ser escolhida pelo PTB.
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacou que a criação de um colegiado não vai acarretar aumento de gastos. “Pela LDO aprovada, só se pode criar cargos sob qualquer motivação em projeto de um ano antes. Então, vai ter remanejamento nas comissões. Vamos tirar daqui, de acolá. Só o espaço físico é que nós vamos tentar encontrar uma solução.”
Direitos Humanos
O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), confirmou que o partido ficará com a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. “Não poderíamos deixar que a comissão caísse em mãos erradas.”
Partido com a maior bancada na Câmara, o PT ainda ficou com outras três comissões: a Comissão Mista de Orçamento, que analisa as prioridades orçamentárias do País; a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, por onde passam todas as propostas em tramitação; e a Comissão de Seguridade Social e Família, onde tramitam projetos de saúde e seguridade social.
Os nomes dos deputados que vão presidir cada uma das comissões serão escolhidos posteriormente.