Cebes promove no dia 27 de maio a Conferência Livre e Democrática: o Brasil e a Saúde que queremos

A “Conferência Livre e Democrática do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde: o Brasil e a Saúde que queremos” será realizada das 09h às 14h, no dia 27 de maio de 2023, de modo virtual com transmissão pelo YouTube da entidade: https://www.youtube.com/@CebesNacional .

Faça a inscrição nesse link. Ao finalizar a inscrição, o documento preliminar da conferência será encaminhado para o e-mail cadastrado. Contamos com a sua participação!

Ao promover sua Conferência, o Cebes apresenta contribuições para o debate, análises e propostas que visam à consolidação do projeto da Reforma Sanitária Brasileira e constrói o caminho para mobilizar a participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde em 2023, que tem por tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

Programação

A “Conferência Livre e Democrática do Cebes: o Brasil e a Saúde que Queremos” terá em suas atividades e debates conforme a programação abaixo:

09h.Abertura: boas vindas do presidente do Cebes
09:05 – 9:20h.Leitura e aprovação do Regimento
09:20 – 10h.Aprovação do Documento Final da Conferência do Cebes
10 h – 11:30h.Indicação de diretrizes e propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde
11:30 – 12:00h.Escolha de delegados para a 17ª Conferência Nacional de Saúde
12h – 12:50h.Memória do processo da Conferência Livre do Cebes
12:50 – 13:15h.Encerramento

Quatro Eixos

São quatro, os eixos estruturantes para debate na 17ª Conferência Nacional de Saúde (17aCNS):

  • Eixo 1: o estado que queremos: por um estado social
  • Eixo 2: projeto de desenvolvimento para o país: políticas sociais, ciência e tecnologia para saúde e bem-estar
  • Eixo 3: gestão do estado: intersetorialidade e participação
  • Eixo 4: a saúde que queremos: mudanças inadiáveis

Há um Documento Preliminar, proposto pela Conferência Livre e Democrática do Cebes, como ferramenta que potencialize e subsidie os debates nas Conferências Livres dos Núcleos do Cebes, reforçando a descentralização dos debates e análises e que por isso, será documento enriquecido com novas contribuições a partir de seus relatórios que por sua vez, serão levados a 17ªCNS.

Ao mesmo tempo, está disponível abaixo, o Documento Instrutivo de Procedimentos (Diretrizes Organizativas) que ajudam a organização e realização das Conferências Livres locais/estaduais do CEBES, na perspectiva de como mobilizar, debater, sistematizar e enviar o relatório final.

Cada Conferência Livre poderá escolher um desses eixos para seus debates. A expectativa é que sejam apontadas diretrizes e propostas para o debate na CLD para encaminhamento no relatório final.

O Cebes assim, fortalece sua missão de defesa da garantia do direito universal à saúde,a creditando que se dará por meio de mudanças na estrutura do Estado e nas políticas sociais e econômicas que incidam sobre a determinação social e econômica da saúde.

Participe das Conferências!

Veja a seguir as diretrizes organizativas: