💬 Cebes Debate ‘A realidade e os desafios do aborto legal no Brasil’
A sociedade brasileira está se mobilizando contra o PL 1904/2024, que equipara a interrupção de gravidez após a 22ª semana de gestação ao homicídio.
Para esclarecer a realidade e os desafios do aborto legal no Brasil, o Cebes Debate dessa segunda (24) recebe os médicos obstetras de serviços de aborto legal Helena Paro, integrante da Rede Médica pelo Direito de Decidir e da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), e Olímpio Moraes, diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM-UPE). A diretora-executiva do Cebes, Ana Maria Costa, fará a mediação do Debate.
Menos de 4% dos municípios brasileiros têm serviços especializados em interrupção gestacional com a composição multiprofissional preconizada pelo Ministério da Saúde. Embora o direito ao aborto em caso de estupro esteja previsto de 1940 na legislação brasileira, há barreira de acesso ao atendimento, que podem se agravar com o Projeto de Lei 1904/2024. O PL prevê penas de até 20 anos para vítimas de estupro que abortarem após 22 semanas e profissionais de Saúde.
Segunda, 24/06, às 17h, no canal do YouTube do Cebes.
PARTICIPANTES:
HELENA PARO, professora associada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), médica ginecologista-obstetra do NUAVIDAS HC/UFU/Ebserh, membra da Rede Médica pelo Direito de Decidir e vice-coordenadora do Comitê da FIGO pelo Aborto Seguro
OLÍMPIO MORAES, Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade de Pernambuco, Diretor Médico do CISAM-UPE
MEDIAÇÃO:
ANA MARIA COSTA, diretora-executiva do Cebes