Nova diretoria da Abrasco toma posse no Rio de Janeiro

Diretoria do Cebes participou da cerimônia: “estamos na mesma trincheira nesta luta”

A nova diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) tomou posse hoje, 6/8, no Rio de Janeiro. A cerimônia teve a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Carlos Fidélis, da vice-presidente Lenaura Lobato, e da diretora administrativa Ana Tereza Camargo.

O pesquisador Rômulo Paes de Sousa (Fiocruz/MG) é o novo presidente da Abrasco (gestão 2024-2027). As vice-presidências serão ocupadas por Carmem Leitão (UFC); Dandara Ramos (UFBA); Diana Anunciação (UFRB); Estela Aquino (UFBA); Keila Brito (UFPE); Liane Righi (UFSM); Luanda Lima (Luta pela Paz); Reinaldo Guimarães (UFRJ); Rosely Sichieri (Uerj) e Suely Deslandes (IFF/Fiocruz).

“Abrasco e Cebes são instituições de luta, instituições fundamentais na formulação de políticas civilizatórias. Estamos unidos em defesa de padrões dignos de vida e assistência à Saúde. Desejo sucesso à nova diretoria e sei que nos encontraremos na mesma trincheira nesta luta”, afirmou Fidélis. “Gostaria de saudar o companheiro Rômulo Paz,  com quem já estamos travando uma luta contra o nefasto teto de investimentos públicos, e lembrar o companherismo das ex-presidentes Rosana Onocko e Gulnar Azevedo”, parabenizou.

“O Cebes, assim como a Abrasco, reafirma a luta contra a política de austeridade. São políticas recessivas, que não estão servindo à população”, afirmou Fidélis, lembrando os conflitos de interesses entre a população e os rentistas. “É um absurdo que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, lucre com offshore”, criticou. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) revogou, na quarta-feira, 7/8, liminar que impedia a investigação de Campos Neto, suspeito de ter mantido offshore no exterior e se beneficiado da taxa Selic por meio de empresas e aplicações.