Cebes Bahia debate plano de governo dos candidatos a prefeito de Salvador
Debate integra círculo de formação e ampliou discussões para movimentos sociais não vinculados diretamente à Saúde
Fortalecer o controle social e a Atenção Primária (APS) estão no cerne das propostas dos candidatos Geraldo Junior (PT) e Kleber Rosa (PSOL) para a Saúde. Os planos de governo foram apresentados por Roberta Sampaio e Lívia Angeli, representantes indicadas pelos candidatos, em debate promovido pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), no Centro Cultural “Que Ladeira é Essa”, região central da capital baiana.
A atividade, realizada no sábado, 17/9, se integra às ações do Projeto Saúde, Ciência e Participação Popular, uma parceria entre o Cebes e a Fiocruz, que busca ampliar as discussões sobre o SUS em conjunto com movimentos sociais não vinculados à saúde. “É fundamental a inserção dos movimentos sociais no debate sobre saúde pública e a ampliação do acesso ao SUS”, destacou a mediadora, Camila Reis.
Candidato a reeleição, o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) não enviou representante para o debate. O plano de governo foi apresentado pela cebiana Jamilli Santos, do núcleo Bahia. O plano inclui proposições de proteção ambiental, como a renaturalização do Rio Camarajipe e a criação de corredores verdes, mas sem indicação de metas para realização. Jamilli pontuou, ainda, a ausência de análise dos indicadores de Saúde e de menção aos trabalhadores da Saúde, bem como o foco excessivo em infraestrutura física, sem clareza sobre como as propostas seriam financiadas e implementadas.
As apresentações foram seguidas de debate com de profissionais da saúde e representantes de movimentos sociais de Salvador, que questionaram a terceirização dos serviços, as dificuldades de acesso e criticaram a precarização do trabalho em saúde. Camila Reis encerrou o evento levantando a questão da financeirização na saúde e questionando como os candidatos pretendem implementar suas propostas sem mencionar de onde virão os recursos.