Brasil perde Carlos Alberto Trindade, Carlão
O Cebes lamenta profundamente da perda de Carlão, um grande defensor do SUS e da democracia.
Com grande pesar, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) lamenta o falecimento de Carlos Alberto Trindade, conhecido carinhosamente como Carlão, aos 70 anos. Superintendente Estadual do Ministério da Saúde na Bahia e um dos fundadores do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Carlão deixa um legado imensurável para a saúde pública brasileira.
Formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Carlão sempre se destacou por sua gentileza, talento e determinação. Foi um militante incansável e defensor apaixonado do Sistema Único de Saúde (SUS), participando ativamente em todas as etapas de sua construção. Sua trajetória é marcada por uma atuação exemplar como gestor e profissional de saúde, tendo exercido cargos de secretário municipal de Saúde em Salvador, Camaçari e no Projeto Papucaia em Cachoeiras de Macacu (RJ), além de ter atuado como gerente regional da Fundação de Seguridade Social (GEAP), assessor especial da Secretaria de Saúde da Bahia e diretor-geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Mais recentemente, sua dedicação o levou a trabalhar no Programa Mais Médicos, atendendo comunidades quilombolas em Igrapiúna.
O Cebes se solidariza com os familiares, amigos e colegas de Carlão, reconhecendo sua imensa contribuição à saúde pública e sua dedicação incansável ao SUS e à defesa da vida e da democracia. Que sua luta continue a nos inspirar.