VIII Simpósio do Cebes debate estratégias para a saúde e direitos sociais

Confira a programação do simpósio. Durante o evento, será realizada Assembleia do Cebes para eleger a nova diretoria (2025-2026)

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) organiza seu VIII Simpósio, em Fortaleza (CE), nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2024, em Fortaleza. O evento, que precede o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco, reunirá pesquisadores, gestores, ativistas e lideranças da sociedade civil. As discussões serão focadas em temas centrais para a defesa do SUS e dos direitos sociais, buscando alinhar estratégias para o biênio 2025-2026​.

A eleição será realizada no dia 1º/11, de forma híbrida (presencial e remota). Conforme o estatuto (artigo 22), para participar da Assembleia, o associado terá até a data de 27 de outubro de 2024 para atualizar sua anuidade.

Foco na Saúde e Democracia – Sob o lema “Saúde é democracia, democracia é saúde”, o Simpósio aborda os desafios contemporâneos na interseção entre saúde, política e direitos sociais. Além das mesas de debate, o evento terá uma assembleia geral para eleição da nova diretoria do Cebes. Também será promovida a instalação do Conselho Curador dos 50 anos da instituição, reforçando o compromisso com a defesa do SUS e a democracia​.

O evento contará ainda com atividades pré-congresso, nos dias 2 e 3 de novembro, que incluirão oficinas temáticas e minicursos voltados para a mobilização social e promoção de políticas de saúde com enfoque na militância e nos povos indígenas​​.

Compromisso do Cebes com o futuro – O evento também faz parte de um esforço estratégico do Cebes para formular propostas concretas de políticas públicas, que possam ser levadas à próxima gestão governamental.

Na disputa com o neoliberalismo, cabe a defesa de recursos apropriados para o SUS, através da garantia, sem subterfúgios, do piso constitucional, cuja da destinação deve respeitar as prioridades definidas a partir das necessidades de saúde da população.

Por outro lado, propor medidas de garantia da gestão pública do SUS e de sua força de trabalho, com a redução continuada dos mecanismos privados de contratação de serviços, assim como de formas precárias e fragmentadas de inserção dos trabalhadores. O objetivo é consolidar alianças entre movimentos sociais, gestores públicos e sociedade civil, promovendo um Brasil mais igualitário e democrático​​.

O Cebes – Um dos berços do Movimento de Reforma Sanitária e um dos formuladores do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) é uma instituição civil nacional sem fins lucrativos, compreendendo um espaço suprapartidário e democrático que reúne ativistas, lideranças, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com a perspectiva de se articularem e participarem de frentes e alianças com diversos movimentos sociais, grupos e entidades da sociedade na luta por uma democracia e uma cidadania de fato que garanta a todos o direito e as condições para uma vida digna e saudável.

Em sua trajetória de quase 50 anos, iniciada em 1976, o Cebes atua na conquista da saúde como direito universal de cidadania e dever do Estado, entendendo a saúde não apenas como ausência de doença, mas como um fenômeno resultante de determinantes econômicos, políticos, sociais históricos, ambientais e culturais capazes de promover o bem-estar físico, mental e social. Nossa concepção de saúde está intimamente associada à conquista de uma sociedade justa, igualitária, inclusiva, solidária, pacífica, democrática e soberana. Nossa insígnia é “Saúde é democracia, democracia é saúde”

Programação Completa do VIII Simpósio Cebes
31 de outubro de 2024 – Quinta-feira
Local: Centro de Formação Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Fortaleza, CE).

Mesa de Abertura
Carlos Fidelis da Ponte (Presidente do Cebes), Lenaura Lobato (Vice-Presidente), Túlio Franco (Frente Pela Vida), Francisco Adriano Fernandes (CESAU/CE), Pedro Alves Filho (CMS/Fortaleza).
9h30 – 12h30
Mesa: Conjuntura, democracia e saúde na governança global
Palestrantes: Célia Almeida (ENSP/Fiocruz), Rudá Ricci (Instituto Cultiva). Debatedores: Ana Maria Costa (Cebes), Jose Carvalho de Noronha (Fiocruz).
12h30 – 14h00
Intervalo para Almoço

14h00 – 17h00
Mesa: A saúde e o SUS na disputa entre austeridade e direitos sociais
Palestrantes: Sonia Fleury (Ex-presidente do Cebes), Jairnilson Paim (ISC-UFBA). Debatedores: Carlos Ocké (IPEA), Lenaura Lobato (Cebes).

1º de novembro de 2024 – Sexta-feira
Horário
Atividade
Participantes
9h00 – 12h30
Assembleia Geral e Eleição da Nova Diretoria do Cebes
Todos os membros presentes.
12h30 – 14h00
Intervalo para Almoço

14h00 – 15h30
Mesa: Impasses e desafios da participação popular no SUS
Convidados: Swedenberger Barbosa (Ministério da Saúde), Fernando Pigatto (Conselho Nacional de Saúde).
15h30 – 16h30
Mesa: Cebes – passado, presente e futuro na luta por saúde e democracia
Ex-Presidentes do Cebes. Instalação do Conselho Curador do Cebes 50 Anos.

5º PPGS – Atividades do Pré-Congresso realizadas pelo Cebes – 2 e 3 de novembro de 2024

02/11/2024 – 13h30 – 17h00
Minicurso: Militância Política e Saúde e o Cebes
UFC Campus Benfica – FEAAC Nova (Sala 205)

02/11/2024 – 08h30 – 17h00
Oficina Yanomami Thëpë: Atenção primária na floresta
UFC Campus Benfica – FEAAC Clássica (Sala 112)

03/11/2024 – 08h30 – 16h00
Oficina Yanomami Thëpë (continuação)
UFC Campus Benfica – FEAAC Clássica (Sala 112)

03/11/2024 -13h30 – 16h00
Oficina: Pesquisa militante e movimentos sociais
UFC Campus Benfica – FEAAC Clássica (Sala 205)