Implementação das Competências Transversais de Alto Desempenho do setor público: transformando o exótico em familiar

por Priscila Lucas da Cunha1, Ana Luisa Duboc de Araujo2, Gemma Lúcia Duboc de Araujo3

  1. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Corporativa Fiocruz – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  2. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  3. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus Avançado Governador Valadares, Departamento de Matemática e Estatística – Governador Valadares (MG), Brasil.

RESUMO O artigo apresenta uma experiência de transferência de tecnologia na implementação da Gestão por Competências aplicada à gestão por processos na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde. Para enfrentar os desafios referentes ao modelo conceitual-metodológico, foi desenvolvido um método próprio para customizar e priorizar sete Competências Transversais de Alto Desempenho (CTAD) apontadas para o setor público, conforme a Instrução Normativa nº 21/2021. Esse método foi aplicado em sete processos organizacionais, visando integrar competências aos processos de trabalho, à cadeia de valor e às estratégias organizacionais. Os resultados preliminares destacam a importância de apoiar gestores e colaboradores durante a aplicação do método. O elenco de CTAD pode servir como ponto de partida para a Gestão por Competências em diferentes contextos organizacionais, representando um passo significativo para a elaboração de planos de desenvolvimento de pessoas baseados em competências transversais, o que pode gerar economicidade com ganhos para as pessoas e a organização.

PALAVRAS-CHAVE Competências transversais. Gestão por competências. Gestão de pessoas na área da saúde. Desenvolvimento institucional. Administração pública.

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