Opas anuncia criação de prêmio Sergio Arouca
Lançado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF), prêmio Sergio Arouca reconhece a importância da assistência de saúde universal e seu impacto nos povos das Américas.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (Pafef) anunciaram a criação do Prêmio Sergio Arouca à Excelência em Atenção Universal à Saúde. Serão aceitas indicações online até 30 de junho de 2010. O prêmio homenageia uma ou mais pessoas, instituições ou organizações governamentais ou não governamentais que se destacaram em um ou mais dos seguintes temas: elaboração de política e estratégia nacional para atenção integral à saúde no ano anterior; promoção dos programas de saúde e avanços para ampliar a cobertura, a equidade e a qualidade da atenção; promoção e implantação de uma gestão eficaz dos sistemas de saúde, formulação de políticas para a assistência universal da saúde, promovendo tal legislação no marco da estrutura dos sistemas de saúde da nação; elaboração de programas inovadores direcionados a grupos socialmente excluídos ou a populações geograficamente desfavorecidas; introdução de programas criados de maneira inovadora para formação acadêmica e não acadêmica de profissionais da saúde que se dedicam à ampliação da assistência de saúde universal; demonstração de eficácia nos esforços para incluir as comunidades no planejamento, gestão e avaliação dos programas de saúde; e preparação e execução de pesquisas relevantes sobre sistemas de atenção de saúde primária.
O agraciado recebe um prêmio em dinheiro, um diploma de honra ao mérito e uma viagem paga a Washington, para receber o prêmio na cerimônia anual de Prêmios à Excelência em um evento de saúde pública interamericana da Opas/Pahef. E também será homenageado perante os ministros da Saúde da região na reunião do Conselho Diretor da Opas.
Um júri de renomados profissionais de saúde pública avaliará as indicações e recomendará à diretoria da Fundação um candidato a cada prêmio para seleção final. O Ministério da Saúde do Brasil e a Pahef, em cooperação com a Opas, criaram o prêmio para homenagear o notável legado de Sergio Arouca.
Sobre o homenageado
Sergio Arouca foi médico, pesquisador, professor da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e presidente da Fundação. Atuou como secretário da Saúde no Rio de Janeiro e secretário de Participação Social no Ministério da Saúde. Arouca dedicou toda a sua carreira ao progresso da saúde pública nas Américas, com foco na defesa da causa e maior acesso aos serviços de saúde.