Uma homenagem a Luiz Barradas

A morte do secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas, no último dia 16, foi lamentada por diversos profissionais e militantes da área de saúde. Isso porque o nome de Barradas está ligado à construção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o professor Nelson Rodrigues dos Santos, diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o médico sanitarista era possuidor de uma carreira marcada pela dedicação à saúde pública brasileira.

“A gente testemunhou, ao longo de sua carreira, que Barradas sempre desenvolveu as atividades sem interesses que não fossem em benefício da saúde pública brasileira. Em todos os locais por onde passou, destaco três características básicas importantes presentes em sua gestão: probidade administrativa, ética pública e a responsabilidade pública”. O professou ressalta ainda que “ele nunca saiu da vida pública atraído pelos valores do mercado ou levou para o setor público ideais da iniciativa privada”.

O secretário também tinha uma visão, segundo Nelson, que ia além dos limites dos gabinetes. O professor, que também é presidente do Instituto do Direito aplicado (Idisa),  em Campinas, fez questão de destacar que Barradas apoiou incondicionalmente a realização do curso de Especialização em Direito Sanitário Aplicado, promovido pelo IDISA, em convênio com a UNICAMP. Os alunos do curso são indicados pelas Diretorias Regionais de Saúde do Estado, pelas Prefeituras Municipais, pelo judiciário e pelo Ministério Público. A especialização está na terceira turma. “O apoio de Barradas foi fundamental para a realização do projeto, o que mostra o comprometimento e visão ampla com que via e atuava na saúde pública”, acrescentou.

Barradas foi assessor dos ex-ministros Adib Jatene e José Serra e era um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).