Cebes divulga documento que propõe mudanças na saúde
Texto, que foi elaborado por seis entidades, ganhou apoio do PSB e já está mãos da presidente eleita Dilma Roussef
Em encontro do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na semana passada, o vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Luiz Neves, apresentou o documento “Uma Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil”, elaborado, no final de novembro, por representantes de seis organizações da reforma sanitária. Neves, que também é membro da direção estadual do PSB do Rio de Janeiro e médico sanitarista, propôs que o partido divulgasse o documento em função da importância do texto, que, entre outras coisas, enfatiza que na saúde “o principal obstáculo a ser superado é político”.
Após leitura, “Uma Agenda Estratégica..” foi acolhido pelo grupo da sigla, que publicou o texto na íntegra na página oficial do PSB. Para as entidades que assinaram o documento, é fundamental que se propague o texto, pautado nos ideais da reforma sanitária. A intenção é influir tanto no debate sobre a política de saúde que deverá ser implementada no governo Dilma Rousseff quanto na escolha do profissional que irá conduzi-la à frente do Ministério da Saúde.
Nesse sentido, além de estar no site oficial do PSB, outro passo importante foi dado nas últimas semanas. O presidente da ABRASCO, Luiz Facchini, entregou em mãos à presidente eleita, Dilma Rousseff, o documento no dia 01 de dezembro. O encontro aconteceu durante a reunião da presidente com representantes de diversas entidades e instituições do setor saúde, realizada no Salão Azul, do Centro Cultural Banco do Brasil – sede do governo de transição -, em Brasília.
O documento contou com a adesão da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rede Unida e Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
Confira o documento na íntegra.