Nota de falecimento – Heleieth Saffiotti
A professora ficou conhecida por ser uma das primeiras feministas brasileiras a publicar livros e artigos sobre a condição das mulheres, tornando-se referência para a história do feminismo no País.
Aos 76 anos, faleceu ontem (13), a professora Heleieth Saffioti. Feminista e pioneira nos estudos brasileiros sobre gênero, foi uma das fundadoras do curso de Ciências Sociais de Araraquara, em São Paulo.
Pesquisadora, publicou 12 livros e centenas de artigos voltados à força de trabalho feminina, relações de gênero e violência contra a mulher, entre eles “Gênero, patriarcado, violência”, lançado pela EFPA, em 2004 (o livro está esgotado e terá uma segunda reimpressão (atualizada segundo o novo acordo ortográfico) logo nos primeiros meses de 2011. Outra publicação “A mulher na Sociedade de Classes: mito e realidade”, se tornou referência para o movimento feminista. Ainda na área, seu currículo inclui projetos desenvolvidos pela USP e pela UFRJ, onde criou o núcleo Gênero, Etnia e Classe: Estudos Multidisciplinares (Gecem).
A luta de Saffiot em favor das mulheres não ficou apenas no âmbito da academia. Em Araraquara, o Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti”, inaugurado pela prefeitura em 2001, aposta na linha pedagógica proposta pela educadora a quem presta homenagem. O centro acolhe as mulheres vítimas de violência, presta atendimento psicológico e oferece orientação jurídica, mas seu foco está na prevenção: cerca de 6.000 pessoas no município, entre homens e mulheres, já receberam capacitação sobre violência de gênero e participaram de oficinas sobre as relações de poder entre os sexos.
Cebes/UNESP