Novas especialidades compõem equipes de Consultórios de Rua

Do Portal Brasil

Foram inseridas as seguintes categorias: cirurgião dentista, professor de educação física e profissional com formação em arte e educação

O Ministério da Saúde incluiu, nesta quarta-feira (21), três categorias de profissionais às Equipes de Consultório na Rua. As seguintes categorias profissionais foram inseridas no grupo: cirurgião dentista, professor (profissional) de educação física e profissional com formação em arte e educação. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 1.029.

Equipes de Consultório na Rua

As Equipes de Consultório na Rua estão inseridas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e são divididas em três modalidades. Confira abaixo:

  • Modalidade I

Formada minimamente por quatro profissionais, a equipe é composta por agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, professor (profissional) de educação física e profissional com formação em arte e educação, enfermeiro, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

  • Modalidade II

Formada minimamente por seis profissionais, a equipe é composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, professor (profissional) de educação física e profissional com formação em arte e educação

  • Modalidade III

Esta modalidade segue os padrões da Modalidade II, com o acréscimo de um profissional médico

Estratégia de Saúde da Família

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca reorganizar as ações de atenção básica no Brasil. A inciativa favorece uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica; de ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.

O plano é executado por uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.