A saúde nas eleições municipais
![](https://i0.wp.com/cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2014/07/eleicao_urna.jpg?fit=350%2C371&ssl=1)
Com missão principal de defesa da saúde como direito universal, o Cebes possui uma longa trajetória de uma luta que reconhece o direito enquanto uma construção social dependente das relações e do empenho dos atores sociais nela envolvidos, que resultam na ampliação da consciência sanitária e consequente ação cotidiana.
Nessa perspectiva, frente às eleições municipais de 2012, a entidade dá início a uma ação que buscará repercutir o papel que a saúde vem assumindo nos partidos políticos e processos eleitorais nos municípios brasileiros. Tal ação tem início com a elaboração da carta “Radicalizar a democracia para garantir o interesse público na saúde: o Cebes nas eleições municipais de 2012”, voltada para as autoridades e candidatos dos municípios, de divulgação nacional.
Com ela em mãos, os 20 núcleos do Cebes dão início à realização de debates locais, de forma on line e presencial. A entidade espera, assim, contribuir para o desenvolvimento da consciência política e capacidade crítica de integrantes dos movimentos sociais, conselheiros e demais ativistas da sociedade civil, além de acionar o ativismo político, plural, solidário em saúde.
De acordo com a presidente do Cebes, Ana Maria Costa, o debate nos municípios se fará extremamente importante: “faltam recursos federais, serviços, falta articulação de referencia, exames complementares, medicamentos. Do prefeito dos municípios muito é esperado. Lá que o cidadão busca pelo seu cuidado e é lá que a falta é percebida. Dessa forma, as eleições municipais devem entrar na pauta dos que lutam pelo direito à saúde, pela consolidação do SUS pra valer: universal, humanizado e de qualidade”.
Nesse sentido, a entidade também espera fortalecer o debate e a problematização sobre os temas locais da reforma sanitária nas diversas regiões do país e a organização dos núcleos atuais como difusores da agenda local e nacional da reforma sanitária, incentivando a formação de novos núcleos e ampliando a adesão social à luta pelo direito à saúde e em defesa do SUS.
Faça o download da carta clicando aqui ou no link abaixo da programação de debates.
Programação de debates presenciais
Realização: Núcleo Cebes do Ceará
O que: debate Reforma Sanitária e Política de Saúde de Fortaleza com candidatos à prefeitura do município de Fortaleza
Data: 19 de setembro
Horário: 18h
Onde: Auditório da reitoria da Universidade Federal do Ceará
Realização: Núcleo Cebes Ribeirão Preto, em colaboração com o Fórum Social do município
O que: debates entre sociedade civil e candidatos à prefeitura e à Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto
Datas:
1/8 (sábado), a partir das 15h (com os candidatos a prefeito)
5, 5 e 6/8 (terça/quarta/quinta), a partir das 19h (com os candidatos a vereador)
Onde: Rua José Bonifácio, 59 – Centro
Programação de debates on line
– Gilson Carvalho (militante do SUS e assessor da Comissão de Financiamento do Conselho Nacional de Saúde), 03/09, a partir das 20h;
– Lígia Bahia no dia 11/09, a partir das 20h;
– Emerson Mehry no dia 12/09, a partir das 20h.
*Uma lista com mais participantes será postada em breve.
Como participar da twittcam:
O vídeo será divulgado nas páginas principais do Cebes e do Blog Saúde Brasil. É possível também acessar o vídeo e o bate-papo (usando perfil no twitter ou facebook) através deste link.
Envie suas perguntas para saudecomdilma@gmail.com;
– Perguntar diretamente no chat do livestream, usando perfil no twitter ou facebook (http://www.livestream.com/saudecomdilma)