Acesse o livro ‘Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas’

Fiocruz lança o livro Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas, publicação da plataforma IdeiaSUS Fiocruz. A publicação está organizada em sete capítulos, dos quais um deles foi traduzido, de forma inédita, para o Guarani. Acesse o livro nesse link ou no final dessa postagem.

O evento acontece nesse 1o de março de 2024 e começa às 10h, no Auditório do Museu da Vida, campus sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, com transmissão simultânea pelo canal da VideoSaúde no YouTube (para assistir ao evento clique aqui).

Em texto para o livro, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, aponta que a entidade é parte essencial do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo-o com suas entregas, da produção de vacinas à formação de profissionais. De acordo com Moreira, o livro da Plataforma IdeiaSUS, feito em parceria com Conasems e Cebes, destaca as inovações e soluções do SUS pelo Brasil. Para ele, a publicação é uma ode à potência do sistema e seus trabalhadores, cuidando das pessoas em situação de rua, da saúde mental, da participação social e das populações indígenas. Uma homenagem aos que tornam o SUS um patrimônio do povo brasileiro.

No posfácio do livro, Carlos Fidelis, presidente do Cebes, destaca o contexto de crises globais, incluindo a pandemia, e os desafios enfrentados pelo Brasil. Ele analisa os impactos do neoliberalismo, aborda a precarização dos direitos sociais e a ascensão de forças retrógradas, destacando a resistência e a importância das iniciativas locais, representadas pelo IdeiaSUS, no fortalecimento do SUS e na defesa da vida.

Fidelis também apresenta práticas premiadas pelo Conasems, evidenciando a atuação do SUS nos territórios. Exemplos incluem a prevenção ao suicídio, a saúde mental indígena, o combate à hanseníase e o cuidado às gestantes em situação de rua. Conclui ressaltando a construção de um país plural, solidário e equitativo.

Acesse o livro no formato PDF a seguir:

Anexos