Veja agendas locais da pré-Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde de Julho

Eventos preparatórios de peso para Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde ganham corpo em Julho em todo o País de forma híbrida. Dois deles acontecem logo no dia 13: Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde de Chapecó (SC) e do Fórum Nacional das Centrais Sindicas em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Dia 16 será a vez da 1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina, zona norte da capital fluminense. No dia 23 é a vez do Rio de Janeiro sediar a Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde. Veja a seguir os eventos em ordem cronológica (e também acesse no site da Frente).

As conferências livres fazem parte dos mecanismos de participação social em saúde, mas ao contrário dos processos oficiais, não seguem formalidades como quórum mínimo, representatividade por segmentos ou eleição de delegados para a etapa principal.

As contribuições de cada conferência preparatória vão se somar e formar um grande painel sobre a situação da saúde no Brasil e orientar o debate da etapa final, a Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde 2022, em 5 de agosto.

Vejam os eventos:

  • Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde de Chapecó (SC) – 13 de Julho
  • Fórum Nacional das Centrais Sindicas em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – 13 de Julho
  • 1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina (RJ) – 16 de Julho
  • Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde no Rio de Janeiro – 23 de Julho

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde de Chapecó-SC

Conferência será realizada com quatro (04) grupos de trabalho (GT) para discussão das seguintes temáticas:

  • Terceirização dos Serviços de Saúde;
  • Internação Compulsória;
  • Saúde da População Indígena;
  • Saúde da População Imigrante.

Ao término, as discussões serão socializadas em conjunto, construindo um único documento de encaminhamentos.

1a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde de Goiás 2022 nas redes e nas ruas em defesa do SUS

Etapas:
Contratos de trabalho na enfermagem, o que você precisa saber 12 de Julho (VIRTUAL) Preparatória
Ocupação Beira da Mata – Aparecida de Goiânia 16 de Julho (14 às 17h – sábado) Preparatória
Universidade Federal de Goiás Centro de aulas D, Sala 110 – 23 de Julho (8 às 13 – sábado) Preparatória
SindSaúde (Trabalhador@s/ Movimentos sociais e populares e usuári@ do SUS) – 30 de Julho (8h às 17h – sábado) Final

Fórum Nacional das Centrais Sindicas em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

O Fórum Nacional das Centrais Sindicas em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – composto pelas Centrais Sindicais CTB, CUT, CSB, CSP Conlutas, Intersindical, Nova Central, Força Sindical e UGT – realizará no dia 13 de julho às 18 horas evento preparatório para a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022, que acontecerá 5 de Agosto, Dia Nacional de Saúde. O tema do encontro será Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano fundamental: Trabalhar sim, sofrer não, morrer jamais!

Programação:
18h – 18h20 Abertura – Representações das Centrais
18h20 – 18h40 A Proteção e promoção da Saúde dos(as) trabalhadores(as): um olhar a partir da Atenção Primária para o trabalho e seus impactos no território!
19h Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde: Objetivos e Eixos
19h30 Debate
20h Apresentação do documento das centrais para a etapa nacional
20h30 Encerramento

Serviço:
Quando? 13 de Julho de 2022 às 18h
Transmissão: Zoom

Núcleo RN do Cebes promove etapa local da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde

O Núcleo Estadual do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde-CEBES no Rio Grande do Norte, através do Projeto de Extensão Saúde é Democracia da UERN e da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da EMCM/UFRN em parceria com o Conselho Municipal de Saúde estarão promovendo a Etapa Preparatória da Conferência Livre, Democrática e Popular em Saúde, a ser realizada no dia 13 de julho às 13:30, no Centro de Convivência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Caicó-RN, enquanto espaço livre e aberto para discussão sobre a saúde . Trata-se de movimento que antecede as etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada em 2023.

As inscrições serão realizadas no dia da atividade e será emitido declaração de participação.
Venha participar

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Financiamento do SUS: é possível avançar?

Carlos Ocké-Reis, Economista, doutor em saúde coletiva (IMS/UERJ) e autor do livro “SUS: o desafio de ser único” (Ed. Fiocruz 2012). Ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), participará da Atividade Integradora do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS, que acontecerá no dia 14 de julho de 2022. Carlos Ocké-Reis é dos formuladores da proposta de uma nova política de financiamento para o SUS. Essa proposição tem sido discutida em vários espaços (Congresso Nacional, entidades da Saúde Coletiva, universidades, conselhos de saúde, etc) e tem sido amadurecida após sucessivos debates e interlocuções.

O subfinanciamento crônico e o desfinanciamento do SUS têm sido entraves para a expansão e consolidação do nosso sistema público e universal, que já apresenta sinais de esgotamento. A conjuntura política, econômica, social e sanitária, sobretudo nesse ano decisivo de 2022, exige radicalizarmos a disputa por um SUS público e isso passa, necessariamente, por construirmos alternativas de sustentação econômica, orçamentária e financeira do SUS. Por óbvio, esse debate não pode ser instanciado apenas para a esfera econômico-política, pois a expectativa de mais recursos exige debater suas formas de alocação.

Propomos realizar um encontro bastante produtivo com Carlos Ocké-Reis, na direção de politizar a discussão sobre o financiamento das políticas públicas em especial o SUS. Afinal o SUS constitucional “cabe nos orçamentos públicos”? Quais as possíveis fontes de recursos e como viabilizá-las? Esses recursos devem ser investidos de forma prioritária em quais ações e serviços de saúde e por quais organizações e formas?

Essa atividade compõe também esforços de coletivos e organizações para a realização da Conferência Livre, Popular e Democrática de Saúde 2022/RS, que acontecerá em Porto Alegre no dia 30 de julho e, por conta disso, compõem uma das pré-conferências que antecedem a Conferência Gaúcha.

Financiamento do SUS – é possível avançar
14 de julho 2022, das 19h as 21h
Com a participação de Carlos Ocké-Reis
Local: auditório da Escola de Enfermagem da UFRGS, com transmissão pelo
Link da sala virtual: google meet

Inscritos receberão certificado de participação.

Maiores informações – saudecoletiva@ufrgs.br ou frentepelavidars@gmail.com

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras e Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde das Trabalhadoras, Trabalhadores, Estudantes, Usuárias e Usuários da Fiocruz

? 15 de julho (sexta-feira) | 8h às 15h | Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)

? Obs: Local limitado pelo número de lugares.

? Para participação presencial, inscreva-se previamente no link: bit.ly/3IsNu73

? Para assistir ou participar virtualmente do evento, acesse a sala Zoom em: bit.ly/3R7VU7T

? Para ler o documento de apoio ao debate e à mobilização acesse: bit.ly/3ayDLiT

? Evento com transmissão ao vivo: youtube.com/asfocsn

1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina (RJ)

No sábado, dia 16 de julho, acontecerá a 1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina, no Auditório da UNISUAM, em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro, com o tema “por um SUS participativo, democrático e popular”.

O encontro é idealizado e produzido por uma rede de organizações comunitárias dos Complexos de Manguinhos, Maré e Alemão. composta pelo Conselho Comunitário de Manguinhos (CCM), a Organização Mulheres de Atitude (OMA-Manguinhos), o Conselho Gestor Intersetorial Teias Escola Manguinhos (CGI-Manguinhos), Redes da Maré, o Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP) e o Portal Favelas.

O evento é preparatório para a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde que vai se realizar em agosto, em São Paulo. A importância da realização de eventos preparatórios como este do Rio de Janeiro se torna ainda maior em razão do período em que se discute a pandemia e suas consequências. É um ótimo momento e local para se discutir a saúde e os danos causados pela pandemia provocada pela Covid-19, onde o público-alvo são moradores de favelas e periferias.

A Conferência Livre de Saúde é um evento aberto a todos e todas, e acontecerá na Unisuam, faculdade localizada na zona norte do Rio de Janeiro. E conta ainda com um espaço para recreação de crianças.
A Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP/Fiocruz), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), o Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), a Comissão dos Agentes Comunitários de Manguinhos (COMACS), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Instituto de Educação e Pesquisa Social João Calvino (IEPS) e o Instituto Raízes em Movimento apoiam o evento.

Faça inscrição no link.

Pré Conferência Leonense de Saúde

O tema da saúde envolve questões sociais e de proteção da vida: atenção ao meio ambiente, qualidade das infraestruras e do atendimento, garantia de verbas, tratamento digno e formação continuada das/os trabalhadoras/es; que envolvem cidadania, direitos e qualidade de vida. Saúde é uma temática ampla. Por isto é prioritária para construirmos um grande movimento de participação aberta, livre e direta, com garantia da diversidade. Uma democracia de alta intensidade avança com a qualificação das Redes de Cuidado em Saúde e do Controle Social no Sistema Único de Saúde – SUS. Estes temas são carros-chefe de garantia das políticas públicas de saúde. Vamos construir a Pré Conferência Leonense de Saúde Livre, Democrática e Popular. Ela será uma atividade preparatória da Conferência Estadual de Saúde que acontecerá no dia 30 de julho em Porto Alegre, antecedendo a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, que acontecerá Presencial e Onlineo dia 05 de agosto de 2022, em São Paulo, A hora é agora! Capão do Leão estará presente, ajudando a construir a história do nosso tão estimado Sistema Único de Saúde – SUS. Viva o SUS!.

16 de julho de 2022, 13h30 – 18h30
Camara de Vereadores – Capão do Leão, RS
Com transmissão online ao vivo via www.facebook.com
Inscrições – link

CURTAM A NOSSA PÁGINA E COMPATILHEM!

ENTREM NO GRUPO E COMPARTILHEM!

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 em Minas Gerais

Acontece nesse dia 16 de Julho a partir das 08h30 a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento também será transmitido por meio digital, pelo canal de Youtube da Conferência mineira. Veja novidades pelo canal do Instagram do evento. Veja aqui a programação e orientações de saúde.

EVENTO EM FORMATO HÍBRIDO

Dia: 16 de julho de 2022 
Horário: 08h30 às 13h

Presencial:
Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG – uso obrigatório de máscara

PROGRAMAÇÃO 

ABERTURA – 8:30 – Atividade cultural 
1º MOMENTO – 8:45 – Manifestação dos povos indígenas 
2º MOMENTO – 9:00 – Homenagem aos trabalhadores do SUS 
3º MOMENTO – 9:30 – Importância histórica da Conferência Livre de Saúde – Gulnar Azevedo e Silva 
4º MOMENTO – 9:50 – Presidente da APUBH – Maria Rosária Barbato 
5º MOMENTO – 10:00 – Apresentação do Manifesto da Conferência Livre de Saúde – MG 
6º MOMENTO – 10:30 – Fala dos partidos, entidades da saúde e dos movimentos sociais 
7º MOMENTO – 12:00 – Eleição de uma Coordenação da Frente pela Vida – MG 
FECHAMENTO – 12:50 – Agradecimentos 

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 Saúde Pública no Brasil Impasses e Desafios – etapa SC

Participantes:
Eliane Cruz – Dra em Bioética – Frente pela Vida
Arthur Chioro – ex-ministro da Saúde e prof. da UNIFESP
Dep. Neodi Sareta – Pres. Comissão de Saúde da ALESC
Josimari Telino de Lacerda Profa. da UFSC Observatório SUS Floripa

Etapa Estadual Santa Catarina
Auditório da FECESC – Floripa
Transmissão das palestras pelo YouTube
16/07/2022 – sábado – 8 às 18h

contato@observatoriosus.com.br

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Bahia – Encontro Regional da Macro Sudoeste

Data: 18/07/2022
Horário: 08h às 12h
Local: Centro Cultural Glauber Rocha – Avenida Brumado, S/N, Bairro Brasil – Vitória da Conquista

Programação:
9h – Abertura
9h30 – Apresentação da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022
10h – Saúde e Democracia na atual conjuntura do SUS (Suzana Ribeiro – Mestre em Saúde Coletiva)
10h30 – Debate
12h – Encerramento

É necessário apresentar comprovante de vacina. Sugerimos o uso de máscara.

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Encontro Nacional de Saúde Mental

Numa importante articulação conjunta, numerosos coletivos brasileiros de Saúde Mental se reuniram para organizar o Encontro Nacional de Saúde Mental, atividade preparatória para a Conferência Livre, Democrática e Popular. O Encontro se realizará no dia 19 de julho, às 19 h, lançando um manifesto em defesa de diretrizes para uma política de saúde mental voltada para o cuidado em liberdade.
Reserve este dia e horário na sua agenda. Apoie, participe, venha com a gente!

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 do Mato Grosso

Presencialmente na ADUFMAT (UFMT) e com transmissão ao vivo no facebook: https://www.facebook.com/saudeptmt

Programação:
22/07 | Sexta-feira
19h – Palestras de abertura
“Análise do atual cenário do SUS”, com prof. Francisco Júnior
“O Trabalho no SUS”, com professora Maria Helena Machado.

23/07 | Sábado
8h – reunião do GTS para elaboração de propostas e diretrizes

Faça inscrição nesse link.

Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde no Rio de Janeiro

No dia 23 de Julho, movimentos sociais promovem a Conferência Estadual Livre Democrática e Popular de Saúde do Rio de Janeiro, um evento preparatório para a Conferência Nacional – que acontecerá dia 5 de Agosto. Será de 9h às 15h no teatro Noel Rosa, na UERJ. Terá como pauta os 5 eixos do evento nacional: Financiamento e Sustentabilidade do SUS, Redes de Atenção Integradas, Inclusão Social e Gestão do Trabalho, Democracia e, por fim, Desenvolvimento.

Acesse no link o resumo dos eixos do evento.

Plenária Livre do Grito dos Excluídos no dia 23, em SP

Construção de uma seguridade social ampliada é umas das frentes que nós, do Grito dos Excluídos Continental, preconizamos em nossas ações. Lutamos para garantir a efetivação do Artigo 6* da Constituição Federal, por meio da defesa dos Direitos Sociais e, principalmente contra o desmonte do SUS.

É a partir do conhecimento e da participação social que podemos construir propostas efetivas para uma política social integrada. Para este momento, te esperamos na Plenária Livre, no próximo sábado (23/7), na sede do Grito. As propostas definidas neste encontro serão encaminhadas para a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, que acontece no dia 5 de agosto, em São Paulo.

? PLENÁRIA LIVRE PREPARATÓRIA PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL LIVRE, DEMOCRÁTICA E POPULAR DE SAÚDE

?? ONDE: SEDE DO GRITO – Rua Conde de São Joaquim, 179 – Bela Vista – São Paulo
HORÁRIO: a partir das 13h30
INFORMAÇÕES: coordenacao@gritocontinental.org

??????PARTICIPE!!

VIVA O SUS!!

*Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 em Londrina (PR)

A ANEPS Parana? apoia a ? CONFERE?NCIA LIVRE, DEMOCRATICA E POPULAR DE SAU?DE 2022??????

? Local: LONDRINA
? Data: 23 DE JULHO A?S 13H30
? Onde: COLE?GIO VICENTE RIJO

Mensagem de convite:
Convidamos a populac?a?o de Londrina e regia?o, em especial voce? que usa e/ou trabalha no SUS, para ampla mobilizac?a?o em defesa da democracia, dos direitos sociais e da sau?de pu?blica.

Vamos construir um projeto popular de sau?de a ser debatido e apresentado antes das eleic?o?es?

Orientamos que ate? a etapa estadual (online – 30/07/22) e nacional (SP – 05/08/22), sejam realizadas confere?ncias livres locais ou setoriais.

As CONFERE?NCIAS LIVRES fazem parte do mecanismo de participac?a?o social em sau?de, pore?m, diferente do processo institucional, sa?o menos burocra?ticas, e as deliberac?o?es funcionam como indicativos e demandas.

Os eixos de discussa?o proposto e mais informac?o?es esta?o no site www.frentepelavida.org.br

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul através da mobilização de seus movimentos sociais e populares, instituições de ensino, sindicatos e militantes em defesa do SUS organizam no dia 30 de julho de 2022, no horário das 9h às 13h, a Conferência Livre Democrática e Popular de Saúde com o tema: O Brasil e o Rio Grande precisam do SUS.

Será no formato híbrida nos endereços: Escola de Enfermagem da UFRGS – Rua São Manoel – 963, Porto Alegre.