Alames em apoio à Lula

Nessa terça (27), a Alames divulgou carta apoiando à candidatura de Luis Inácio Lula da Silva à presidência da República “contra a barbárie que se estabeleceu no Brasil com Bolsonaro” e para que o País Brasil reinstale “relações SUL-SUL e promova o fortalecimento de toda a região. A Associação Latino-Americana de Medicina Social é uma organização política sem fins lucrativos, com pessoas vinculadas a diferentes campos da teoria e prática da Medicina Social/Saúde Coletiva, que se organizam em núcleos em cada país América Latina. Veja a carta a seguir, em português e espanhol.

A eleição presidencial de 2022 é a mais importante para a democracia brasileira e também para todos os países do continente Latino Americano e a Associação Latino Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (ALAMES) não poderia deixar de manifestar apoio à Luís Inácio Lula da Silva esperando que saia vencedor nesse processo.

Nosso apoio está baseado no fato de que eleger Lula é apostar na vitória contra a barbárie que se estabeleceu no Brasil com Bolsonaro que destruiu o pais com sua política de ultra direita destruindo todos os vínculos e mecanismos institucionalizados de articulação com a Latino América. É estratégico para toda a Latino América que Lula retorne ao governo do Brasil reinstalando relações SUL-SUL e promovendo o fortalecimento de toda a região.

Para nós que lutamos pelo direito universal à saúde e pelos sistemas públicos universais e de qualidade, a volta de Lula permitira recuperar os danos que fragilizaram o Sistema Único de Saúde brasileiro, modelo de nosso ideário e inspirador para todos nos.

O direito à saúde é produto da democracia e da justiça social e sua ausência incide diretamente sobre a perda da qualidade de vida, de bem estar o que afeta os determinantes sociais, econômicos e culturais da saúde produzindo mais mortes e adoecimentos. O compromisso de Lula com o combate à fome e às desigualdades renovam nossa esperança de que o Brasil retome seu papel de farol de um desenvolvimento justo e solidário, essencial para o Brasil e todo o continente.

Por isso a Alames se manifesta pela eleição de Lula, preferencialmente ainda no primeiro turno das eleições, mostrando ao mundo que o Brasil não se entrega ao fascismo da ultra direita que hoje ocupa o poder.

27 de setembro de 2022

ALAMES en apoyo a Lula

La elección presidencial de 2022 es la más importante para la democracia brasileña y también para todos los países del continente latinoamericano, y la Asociación Latinoamericana de Medicina Social y Salud Colectiva (ALAMES) no podía dejar de expresar su apoyo a Luís Inácio Lula da Silva, esperando que gana en este proceso.

Nuestro apoyo se basa en que elegir a Lula es apostar a la victoria contra la barbarie que se instauró en Brasil con Bolsonaro, que destruyó el país con su política de ultraderecha, destruyendo todos los lazos y mecanismos institucionalizados de articulación con América Latina.

Es estratégico para toda América Latina que Lula regrese al gobierno de Brasil, restableciendo las relaciones SUR-SUR y promoviendo el fortalecimiento de toda la región.

Para quienes luchamos por el derecho universal a la salud y por sistemas públicos universales y de calidad, el regreso de Lula nos permitirá recuperar el daño que debilitó el Sistema Único de Salud brasileño, modelo de nuestras ideas e inspiración para todos nosotros.

El derecho a la salud es un producto de la democracia y la justicia social y su ausencia incide directamente en la pérdida de calidad de vida y bienestar, lo que afecta los determinantes sociales, económicos y culturales de la salud, produciendo más muertes y enfermedades. El compromiso de Lula con la lucha contra el hambre y las desigualdades renueva nuestra esperanza de que Brasil retome su papel como faro de desarrollo justo y solidario, esencial para Brasil y para todo el continente.

Por eso, Alames se manifiesta por la elección de Lula, preferentemente en la primera vuelta de las elecciones, mostrando al mundo que Brasil no cede ante el fascismo de la ultraderecha que ahora ocupa el poder.

27 de septiembre de 2022