Assembleia Legislativa de Pernambuco homenageia Itamar Lages, diretor do Cebes
O enfermeiro, sanitarista e professor Itamar Lages, diretor-executivo do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), recebeu, nesta-quinta (16), homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Foram 31 enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem e parteiras homenageados na cerimônia, iniciativa do deputado estadual Gilmar Júnior (PV) por ocasião do mês da Enfermagem.
“A Enfermagem é uma profissão majoritariamente de mulheres, portanto deve se assumir como feminista”, afirmou Itamar à Assembleia Legislativa. O enfermeiro abordou, também, as principais lutas políticas da profissão. “Ainda não conseguimos plenamente a vitória do Piso Salarial e já vamos entrar intensificar a luta em defesa da jornada de 30 horas”, afirmou, ressaltando a importância da atuação junto ao Congresso Nacional.
“A categoria precisa apoiar as Diretrizes Curriculares Nacionais que estão em consulta pública, propor um acréscimo no art. 4°: contra a graduação por ensino a distância e em defesa do ensino presencial, pois o trabalho da Enfermagem exige vivência direta, face-a-face, conforme orientação da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben)”, conclamou. A minuta das novas Diretrizes Curriculares Nacional para a graduação em Enfermagem está disponível online. Embora incorpore as contribuições da Aben e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o texto não fez menção direta ao ensino presencial, como propunham as entidades. Contribuições devem ser enviadas até o dia 27 de maio de 2024 pelo email: dcnenfermagem@mec.gov.br
História de Lutas – “Homem do SUS”, Itamar tem quase quadro décadas dedicadas à Enfermagem e à defesa do direito à Saúde. Integra a atua diretoria-executiva do Cebes, pautando temáticas como a Saúde Mental e a Saúde da Família.
“Nasci em 16 de novembro de 62 no bairro de Afogados, no centro de Recife, numa maternidade que era considerada de pretas indigentes”, contou Itamar, em entrevista ao Cebes quando recebeu, em 2019, a Medalha de Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira, na Câmara Legislativa do Recife (PE). “[Minha mãe] estava muito feliz pois estava parindo um filho e porque foi bem atendida, muito bem partejada por um médico – cujo nome Itamar inspirou meu nome. Esse fato da mãe ter sido considerada indigente é a grande motivação para eu lutar constantemente pelo direito à saúde”, afirmou.
Já atuando na área, como técnico em Enfermagem, Itamar se envolveu com a Reforma Sanitária durante o curso de graduação, concluído em 1991. “Passei a responder como cebiano em 2016, mas o Cebes me influenciou antes de me envolver intensamente com ele”, contou Itamar, lembrando as leituras da Escola de Enfermagem. Em 1993, especializou-se em Saúde Pública e, no ano seguinte, após concurso público, iniciou sua trajetória como professor na Universidade de Pernambuco. Desde 2002, é mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco.
A cada fala, Itamar cita sanitaristas, movimentos e referências. As homenagens não são pessoais, são àquilo que cada um representa.
Reportagem: Clara Fagundes/Cebes