Associações científicas e movimentos sociais lançam Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde no dia 7 de Abril

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma saúde, gratuita e universal, a Frente pela Vida chama toda a sociedade brasileira para construir a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. O lançamento será no 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde. A atividade virtual será às 17 horas, com transmissão pelos canais do YouTube das entidades que participam da Frente, 

O momento não poderia ser outro. A população reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria.

Nesse sentido, a Frente Pela Vida apresentou a proposta de organização de um grande encontro presencial entre os diversos movimentos ligados à luta pelo direito à saúde para agrupar bandeiras de luta: uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, a ser realizada em 5 de agosto. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.

Para o debate e divulgação do evento, a Frente disponibilizará em seu site as artes de convocação, publicações e demais produtos na seção Baixe Materiais. Já é possível encontrar os seguintes documentos: Tese 2021-2022 do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) , Fortalecer o SUS, em Defesa da Democracia e da Vida, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Frente pela Vida

A Frente pela Vida é uma rede de entidades, associações e movimentos sociais criada em junho de 2020 que se organizaram pela valorização da ciência, do SUS, da democracia e da solidariedade nas ações governamentais ao coronavírus. Dentre as ações encampadas nesses 2 anos, foram elaborados o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, para auxiliar autoridades políticas e sanitárias, além de gestores do SUS e a sociedade em geral no manejo contra o SARS-Cov-19, documentos intersetoriais reunindo Saúde, Educação e Assistência Social e a campanha “O Brasil Precisa do SUS”.

Nesse processo, um grande número de organizações e lideranças sociais e políticas se aproximaram e passaram a somar nas discussões. O novo momento da Frente é buscar fazer desse espaço uma mobilização nacional com esse grande encontro presencial que será a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde.

Acesse o release no formato PDF: