Austeridade: Que história é essa?

A cartilha “Austeridade, que história é essa? Como o arrocho pode afetar nossos direitos e como enfrentá-lo.” foi produzida e elaborada por integrantes dos núcleos do Cebes no Distrito Federal, Bahia e Goiás. Tal cartilha, aborda de forma simples e direta o tema das políticas de austeridade e quais são suas consequências para o povo brasileiro. A partir desse material, pretendemos dialogar, informar e possibilitar o estudo individual ou coletivo de educadoras e educadores populares, assessorias, militantes e pessoas interessadas no seu uso como instrumento de aprendizagem e/ou apoio pedagógico para atividades educacionais e de formação.

 

As Políticas de austeridade que são vendidas pelos governos neoliberais como solução para o problema da crise trazem consequências que afetam diretamente a qualidade de vida de uma grande parte da população. É por isso que o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, considerou importante produzir um material educativo sobre este assunto que está cada dia mais presente na vida da nossa gente. Entender melho sobre este problema é um passo muito importante para evitar retrocessos históricos em relação aos direitos sociais já conquistados.

 

A Cartilha será lançada no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018, em mesa proposta pelo Cebes sobre Políticas de Auteridade, com transmissão ao vivo e participação das pesquisadoras Isabela Soares, Fabíola Sulpino e Carlos Ocké Reis, Conselho Nacional de Saúde e Comissão de Direitos Humanos.

 

Baixe a cartilha