Canal Saúde estará em seminário com conselheiros de saúde do Sul e Sudeste

O Canal Saúde participa, na próxima semana, da segunda Oficina Regional Compartilhada de Educação Permanente para o Controle Social no SUS. De 24 a 26 de setembro, em Vitória, conselheiros de saúde das regiões Sul e Sudeste do país estarão reunidos para trocar experiências e aprimorar o controle social nas políticas públicas de saúde.

Representado pela superintendente Marcia Correa e Castro, o Canal terá espaço na roda de conversa “Construção de agenda como estratégia de fortalecimento da educação permanente para conselhos de saúde”. O debate sobre informação e comunicação em saúde será feito em conjunto com os seguintes temas: Programa de Inclusão Digital (PID); Sistema de
Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (Siacs) e legislação sobre paridade nos conselhos de saúde. Participam também representantes dos grupos de trabalho do PID nos Estados e Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde.

Desde 2008, o Canal Saúde integra o PID, com seu sinal disponibilizado através de kits com antena, televisão e receptor da Oi TV. A participação do Canal nas Oficinas objetiva sensibilizar os conselheiros para a importância da comunicação para o fortalecimento do controle social em saúde, mostrando como pode ser um parceiro nesse processo.

Essa é a segunda Oficina Regional realizada nesse ano pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde para fortalecer o exercício do controle social pelos conselheiros. A primeira aconteceu no fim de agosto, em Brasília, e reuniu os Estados do Centro-Oeste. As próximas vão ocorrer em outubro e novembro, em Belém e Recife, respectivamente. O Canal Saúde já é presença confirmada.

Assessoria de Comunicação Fiocruz