Carlos Fidelis: ‘O Cebes nas conferências de saúde’

O presidente do Cebes faz um convite para que integrantes do Cebes e todas as pessoas da sociedade civil que tenham interesse na construção de um Brasil com cidadania e democracia de fato se inscrevam na Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde do Cebes: O Brasil e a saúde que queremos. O evento acontece no dia 27 de maio em formato virtual, de 9h às 14h, com transmissão pelo YouTube da entidade. Para Fidelis, as Conferências Livres são essenciais para a construção de uma sociedade consciente, crítica e com poder popular.

Faça a inscrição gratuita até o dia 26 de maio. Vai haver a distribuição de certificados.

O movimento para a realização de conferências de saúde em todo o país, sejam elas oficiais organizadas por municípios e estados ou aquelas organizadas livremente pela sociedade, faz parte de um processo de mobilização nacional pela realização do direito constitucional à saúde conquistado em 1988. Um processo que não se encerra na realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde que receberá delegados de todos os cantos do país. Um processo que integra o esforço duplo de reconstrução do que já havíamos realizado e de construção de uma sociedade assentada em novas bases. A construção de um país que nunca existiu. Um Brasil com cidadania e democracia de fato, inclusivo, solidário, promotor da paz, soberano e que não abandone os seus filhos. Um Brasil com vida saudável e digna para todos. Um país em que as pessoas tenham o direito de envelhecer e realizar plenamente todo o seu potencial criativo.

O Cebes vem participando ativamente desse esforço. Estamos no Conselho Nacional de Saúde e na Comissão Organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Participamos de diversas conferências municipais e estaduais e nos empenhamos na organização de 20 conferências livres de um total de 100 registradas no Conselho Nacional de Saúde.

Uma marca que nos orgulha.

Nesse processo estamos ampliando as nossas parcerias e o alcance da nossa mensagem na defesa de um conceito de saúde que não se restringe à ausência de doenças, mas que contempla os condicionantes de uma vida saudável e sem o medo do abandono, do futuro ou da violência.

No dia 27 vamos realizar a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde do Cebes: O Brasil e a saúde que queremos. Pensada para debater quatro eixos orientadores mencionados a seguir, a Conferência Nacional do Cebes vem acumulando reflexões produzidas na série de encontros já realizados por todo o país.

Para tanto, partimos do princípio de que a garantia do direito universal à saúde se dará por meio de mudanças na estrutura do Estado e nas políticas sociais e econômicas que incidem sobre a determinação social e econômica da saúde. Queremos a implantação de um processo de radicalização da democracia no qual se alargam os mecanismos participativos e de diálogo, estabelecendo novas relações entre a sociedade e os governos.

A sociedade consciente, crítica e com poder popular é parte do Estado que queremos.

Dia 27 venha ajudar a definir diretrizes e propostas para os eixos que estabelecemos com norteadores do debate: 

a) O Estado que queremos. Por um Estado social;
b) Projeto de Desenvolvimento para o país: políticas sociais, ciência e tecnologia para saúde e bem-estar;
c) Gestão do Estado: intersetorialidade e participação e
d) A Saúde que queremos: mudanças inadiáveis.

Inscreva-se. Esperamos vocês

-Carlos Fidelis, presidente do Cebes