Carta Aberta aos Militantes do SUS

A região de Campinas tem um importante histórico de protagonismo nas políticas públicas de saúde brasileiras. A rede de serviços, as universidades, o controle social e os espaços de gestão têm em seus quadros inúmeros militantes em defesa do Sistema Único de Saúde, de diversas origens, gerações e formas de atuação.

Entendemos que o momento atual, em que o SUS vem se consolidando, mas enfrenta muitos desafios que parecem intransponíveis, demanda uma nova articulação em defesa de seus princípios. Faz-se necessário “repolitizar” a luta pelo direito à saúde, que ainda é contra-hegemônica mesmo 20 anos após sua inclusão no texto constitucional.

Nos últimos meses, alguns grupos têm se reunido com a intenção de voltar a discutir as políticas de saúde em Campinas e região, dentro do contexto nacional e mundial. É comum a tais grupos o diagnóstico de que faltam espaços mais amplos para esse debate na região, apesar do importante histórico e dos militantes presentes.

Assim, enxergamos o CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) como um ator político com potencial para aglutinar diversos setores em torno desse objetivo comum. Afinal, o CEBES se propõe a ser “um espaço plural de encontro do conhecimento científico com a análise política que permite transformar o saber em propostas estratégicas de intervenção na realidade”, conforme mensagem de sua Diretoria nacional.

Reconhecemos a importância da refundação do Núcleo Regional do CEBES Campinas ocorrida em 2004, e entendemos que tal processo precisa ser retomado, já que o núcleo não tem tido atuação orgânica nos últimos anos. Entendemos que, para ter sucesso, tal retomada não pode se prender a filiações corporativas, institucionais ou partidárias. Também entendemos que o CEBES Campinas deve aglutinar e articular as atividades já desenvolvidas pelos diversos atores interessados, sem “competir” com as demais instituições em que já atuamos.

Nesse sentido, convidamos todos e todas que se consideram de alguma maneira militantes em defesa do SUS e do direito à saúde a participarem da reunião de retomada do CEBES Regional Campinas, a ocorrer no dia 29 de junho de 2009, às 18h30, na sede do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (r. Luiz Gama, 1355, Castelo). O objetivo da reunião será socializar as diversas experiências de militância e construção do SUS na região, buscando novas formas de articulação dos atores envolvidos.