Cebe Debate ‘Direito a envelhecer com dignidade’

Quem tem direito a envelhecer no Brasil? A longevidade é uma conquista da humanidade nos dois últimos séculos, mas essa conquista é profundamente desigual. O direito a viver, na ordem constitucional, orienta e dá sentido último a todos os demais direitos fundamentais. A diretriz do Plano Plurianual de Ação (PPA) do Governo Federal 2024-2027, sobre o direito a envelhecer para todas as pessoas, passa pelo combate ao idadismo estrutural, às desigualdades e à invisibilidade dos segmentos mais vulnerabilizados, e pela promoção da intergeracionalidade. 

Para conversar sobre o direito a envelhecer com dignidade, o Cebes Debate recebe na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, às 17:00hs, Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Dalia Romero, Coordenadora do Núcleo Envelhecimento Saúde e Sociedade do Cebes (NESS/CEBES) participa da conversa, que será aberta por Carlos Fidelis, Presidente do Cebes e mediada por José Noronha. 

Veja às 17h no YouTube do Cebes.

Convidados

ALEXANDRE DA SILVA
Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), Mestre em Reabilitação pela Unifesp, Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Ex-colunista sobre Envelhecimento, Velhices e Longevidade no Uol e no O Futuro das Coisas, Pesquisador, Ativista e Consultor das pautas sobre envelhecimento, velhices, desigualdades e discriminações, Membro dos Grupos Temáticos (GT) Envelhecimento e Saúde Coletiva e do GT Racismo e Saúde, ambos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Ex-membro do Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brasil) – Ponto focal sobre raça, etnia e desigualdades sociais.

DALIA ROMERO
Socióloga, demógrafa e Doutora em Saúde Pública. Coordenadora do Grupo de Informação, Saúde e Envelhecimento (GISE) do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz. Coordenadora do Núcleo Envelhecimento Saúde e Sociedade do Cebes (NESS/CEBES).

CARLOS FIDELIS
Presidente do Cebes

JOSÉ NORONHA / Mediação
Diretor do Cebes

Assista no link ou a seguir: