Cebes Bahia abre inscrições para Conferência Livre sobre os caminhos democráticos e sustentáveis na defesa do SUS
Já estão abertas as inscrições para a Conferência Livre “Caminhos democráticos e sustentáveis na defesa do SUS”, promovida pelo Cebes Núcleo Bahia, com apoio do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e da Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA).
A atividade será realizada no dia 28 de julho de 2026, das 8h às 17h, no Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), em Salvador, e integra o processo preparatório para a 2ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2026.
O encontro reunirá pesquisadoras(es), estudantes, trabalhadoras(es) da saúde, movimentos sociais, gestoras(es) e toda a comunidade interessada em contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e da participação social.
A programação será organizada em quatro eixos temáticos:
- Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
- Financiamento adequado e suficiente para o SUS;
- Emergências climáticas e justiça tributária;
- Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
A Conferência Livre tem como objetivo ampliar o diálogo, construir propostas e fortalecer a defesa do SUS como patrimônio do povo brasileiro, reafirmando a importância da participação social na formulação das políticas públicas de saúde.
As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma Even3:
https://www.even3.com.br/conferencia-livre-2026-cebes-bahia-756084/
O Cebes Bahia convida toda a comunidade a participar deste importante espaço de debate e construção coletiva em defesa da saúde pública, da democracia e do direito universal à saúde.
