Cebes Debate ‘A mulher negra num país marcado pelo racismo estrutural’

O Cebes Debate desta segunda feira(19) vai conversar com uma das maiores referências da luta antirracismo no Brasil e no mundo: A premiada escritora, ativista e titular da cátedra de Arte,Cultura e ciencia da USP, Conceição Evaristo. Ela vai falar sobre sua trajetória e os desafios para a refundação do Brasil. Nesta segunda (19), às 17h, no canal do YouTube do Cebes.

◼️ Participantes:
▫️ CONCEIÇÃO EVARISTO
Conceição Evaristo é ativista e escritora. Ficcionista e ensaísta. Graduada em Letras com ênfase em Literatura pela UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo, homenageada com a Ocupação Conceição Evaristo pelo Itaú Cultural. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – em 2019, teve 3 de seus 7 livros, aprovados no PNLD Nacional e também foi a escritora Homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social. Lançou as obras “Ponciá Vicêncio e Insubmissas lágrimas de mulheres, no Salão do Livro de Paris pela editora Anacaona; seu “Poemas da Recordação e Outros Movimentos” em edição bilíngue (Português/Francês) também no Salão do Livro de Paris e “Olhos D’água” em francês pela Editora Des Femmes. Foi homenageada pelo Prêmio Jabuti ainda em 2019 como personalidade literária.

▫️ LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

◼️ Mediação:
▫️ JOSÉ NORONHA
Diretor do Cebes

⏰ Quando? Segunda-feira (19.09) às 17h

Assista no link ou a seguir: