Cebes Debate ‘A mulher negra num país marcado pelo racismo estrutural’

O Cebes Debate desta segunda feira(19) vai conversar com uma das maiores referências da luta antirracismo no Brasil e no mundo: A premiada escritora, ativista e titular da cátedra de Arte,Cultura e ciencia da USP, Conceição Evaristo. Ela vai falar sobre sua trajetória e os desafios para a refundação do Brasil. Nesta segunda (19), às 17h, no canal do YouTube do Cebes.

?? Participantes:
?? CONCEIÇÃO EVARISTO
Conceição Evaristo é ativista e escritora. Ficcionista e ensaísta. Graduada em Letras com ênfase em Literatura pela UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio, Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Sua primeira publicação (1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos D’água (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol e árabe. Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura pela Caribbean Philosophical Association; Prêmio Mestra das Periferias pelo Instituto Maria e João Aleixo, homenageada com a Ocupação Conceição Evaristo pelo Itaú Cultural. Escritora homenageada em diversas Feiras Literárias, a mãe de Ainá – sua especial menina – em 2019, teve 3 de seus 7 livros, aprovados no PNLD Nacional e também foi a escritora Homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa pelo Itaú Social. Lançou as obras “Ponciá Vicêncio e Insubmissas lágrimas de mulheres, no Salão do Livro de Paris pela editora Anacaona; seu “Poemas da Recordação e Outros Movimentos” em edição bilíngue (Português/Francês) também no Salão do Livro de Paris e “Olhos D’água” em francês pela Editora Des Femmes. Foi homenageada pelo Prêmio Jabuti ainda em 2019 como personalidade literária.

?? LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

?? Mediação:
?? JOSÉ NORONHA
Diretor do Cebes

? Quando? Segunda-feira (19.09) às 17h

Assista no link ou a seguir: