Cebes Debate ‘Brasil, descriminaliza o aborto já!’

A criminalização do aborto é um tema importante para a saúde pública por que arrasta milhares de mulheres brasileiras às práticas clandestinas ocasionando mortes, sequelas e comprometimento do futuro reprodutivo.

A questão do aborto é ainda uma pauta urgente para a democracia brasileira que há décadas convive com a condição inconstitucional da sua criminalização. Depois de anos de tramitação no STF a ADPF 442 volta à cena com um potente voto da Presidente da Casa, a Ministra Rosa Weber. O ministro Barroso que sucede na presidência já prometeu dar encaminhamento ao processo de votação.

O Congresso Nacional reclama que o tema é da casa legislativa mas este argumento vem sendo desmontado. O povo quer a descriminalização como mostra recente pesquisa de opinião.

Vamos debater a temática com a responsabilidade e o compromisso do Cebes que entende ser clara a necessidade de descriminalizar o aborto para alargar a democracia e garantir o direito e a saúde das mulheres.

Dessa conversa participarão:

  • Gabriela Rondon, Co-diretora da Anis – Instituto de Bioética, membro da clínica jurídica Cravinas – Prática em Direitos Sexuais e Reprodutivos da UnB, professora no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP);
  • Leila Linhares Barsted é uma advogada (UFRJ) com mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ. Defensora dos direitos das mulheres e gênero, com destaque por seu trabalho na área. Membro da Comissão de Especialistas do MESECVI da OEA, fundadora e coordenadora executiva da ONG feminista CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação)
  • Ana Costa: Médica Sanitarista Feminista Doutora em Ciências da Saúde, integrante da Rede de Médicos e Médicas pela Livre Escolha (Doctors for Free Choice) e Diretora Executiva do Cebes.

Ana Costa mediará a conversa que será aberta por Lenaura Lobato, Vice-Presidenta do Cebes.

Segunda-feira, 2 de outubro às 17:00hs no YouTube do Cebes.

Assista no link ou a seguir: