Cebes Debate ‘Democracia e Saúde Mental’

O programa Cebes Debate desta segunda-feira (25) vai abordar os enormes desafios da Política Nacional de Saúde Mental (PNSM), que vem sofrendo desmontes constantes desde sua elaboração, aprofundados nos últimos cinco anos. As medidas colocam em risco conquistas históricas do movimento da reforma psiquiátrica.

Os impactos atingem a Rede de Atenção Psicossocial, com o incentivo à internação psiquiátrica e à separação da política sobre álcool e outras drogas, tornando a saúde uma mercadoria e não um direito.

Para debater o tema Democracia e Saúde Mental, o Cebes convidou dois formuladores e ativadores da reforma psiquiátrica, Paulo Amarante e a psicóloga e psicanalista Sandra Fagundes.

?? Participantes:
??PAULO DUARTE DE CARVALHO AMARANTE
Pesquisador Sênior da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, ex-presidente do Cebes, ex-presidente e atual Presidente de Honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Doutor Honoris causa da Universidade Popular de Madres de Plaza de Mayo (Argentina), Membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Ex Vice Pesidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Integrante do GT de Saúde Mental e ex Vice-Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). É autor dos livros “Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil”, “O Homem e a Serpente – Outras histórias para a loucura e a psiquiatria” , “Saúde Mental e Atenção Psicossocial”, entre outros.

??SANDRA MARIA SALES FAGUNDES
Psicóloga e psicanalista, Mestre em educação, professora convidada da RIS Saude Mental Coletiva da Ufrgs e do Mestrado em Saude Mental da Universidade de Cordoba, Argentina, consultora politicas publicas e supervisora clinico-institucional. Foi secretária estadual de saude do RS, secretaria municipal de saude de Viamão e Porto Alegre, diretora superintendente do Grupo Hospitalar Conceição do MS. Mentaleira do Forum Gaucho de Saude Mental da luta antimanicomial.

??LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

?? Mediadora:
??JOSÉ NORONHA, Diretor do Cebes

? Quando? Segunda-feira (25.04) às 17h

Assista no link ou a seguir: