Cebes Debate: Douglas Belchior defende uma ampla aliança para combater a extrema-direita

Não será apenas com discursos políticos em tribunas parlamentares que o povo negro vai resolver os problemas da desigualdade social brasileira, da enorme disparidade do ponto de vista das oportunidades e da riqueza. A afirmação é do ativista negro Douglas Belchior ao participar do programa Cebes Debate da segunda-feira (21). Ele ressalta que não acredita na seriedade da elite branca porque eles não detêm humanidade e por isso não há possibilidade de acordo.

Para ele, mudanças radicais e estruturantes passarão por uma ação direta de organização e força nas diversas dimensões. E uma destas dimensões se dá com a própria política que, de acordo com Douglas, deve ser feita dentro dos limites de nossas possibilidades neste momento. O raciocínio do ativista é que é preciso se organizar e acumular forças para momentos mais radicais.Belchior destacou que o Estado nega direitos por um lado e reprime por outro para garantir a segurança daqueles que dirigem e detêm o poder econômico, político e cultural no Brasil. E a elite branca, na opinião do ativista, não se conforma com as parcas e insuficientes iniciativas de políticas públicas que foram colocadas em práticas nos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma e que marcaram um avanço, mínimo que tenha sido para as populações negra e pobre.

Fundador do grupo Uneafro e um entusiasta da Coalizão Negra, o historiador Douglas Belchior diz que o alvo das políticas e dos interesses que justificaram toda esta violência é porque tinha gente preta comendo, gente preta indo a escolas, descendente de escravizado virando médico. “Este é o elemento mobilizador das paixões de um lado e de outro”, disse ele.

Ao falar sobre as próximas eleições, Belchior acha fundamental que haja em 2023 uma aliança ampla em torno de uma candidatura que represente uma retomada de um horizonte de igualdade e democracia. E para além da chefia do Executivo, é muito importante que haja uma forte renovação especialmente no parlamento, que hoje é dominado pelo centro direita.

Participaram do programa Cebes Debate com o ativista e historiador Douglas Belchior como debatedores o pernambucano diretor do Cebes, Itamar Lages, e Joice Aragão, integrante do núcleo Cebes-RJ e a presidenta do Cebes, Lúcia Souto. O mediador foi José Noronha.

Veja o programa na íntegra no link ou a seguir: