Cebes Debate ‘Juventudes, Trabalho e Saúde’

Inúmeros estudos acerca da juventude brasileira apontam seus plurais e diversos modos de existir, cuja heterogeneidade pode ser constatada ao consideramos as distinções entre adolescentes e jovens, além dos marcadores como o de classe social, raça, etnia, gênero e identidade de gênero, local de moradia, exercício de suas sexualidades e se é uma pessoa com deficiência.  

Esta faixa etária é um período de muitos percursos paralelos até a fase adulta, nas quais as pessoas buscam inserção em diferentes esferas da vida como a do trabalho, da sexualidade e de processos de mudanças de posição na estrutura familiar. É um segmento populacional que cria linguagens e dinâmicas próprias na sua jornada em busca da autonomia e inserção social.  

Reconhecendo a idade como um marcador social para o devido entendimento sobre as condições que levam agravos à saúde, a programação do próximo Cebes em Debate trará uma conversa, com especialistas, em torno da Saúde da Juventude brasileira, em especial na sua relação com a dimensão do Trabalho. Oportunamente os participantes irão seguir o debate à partir do dossiê “Panorama da Situação de Saúde de Jovens Brasileiros de 2016 a 2022: Intersecções entre Juventude, Saúde e Trabalho”, elaborado pela Agenda Jovem Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, publicado recentemente. O documento traz resultados inéditos a partir de bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), onde mostra que os jovens brasileiros entre 15 e 29 anos sofrem vários agravos à saúde por situações de violência, condições de trabalho e impactos na saúde mental. 

Cebes Debate “Juventudes, Trabalho e Saúde”, 01 de Abril, às 17h no canal do YouTube do Cebes.

Convidados

HELENA WENDEL ABRAMO
Graduada em Ciências Sociais e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo, com dissertação sobre “culturas juvenis”, defendida em 1992 e publicada em 1994 com o título Cenas juvenis no espetáculo urbano.  Socióloga efetiva na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo desde 1991, atuou em outras instituições públicas, colaborando para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas para jovens; entre 2011 e 2016, compôs o quadro da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. 

Tem participado de pesquisas e estudos sobre jovens desde a década de 1990, entre elas a pesquisa de abrangência nacional Perfil da Juventude Brasileira de 2003; e Juventudes Sul-americanas: diálogos para a construção da democracia regional (2008 e 2009, IBASE e POLIS). 

Mais recentemente, tem colaborado com a Agenda Jovem Fiocruz, como coorganizadora da publicação Jovens e Saúde: revelações da pandemia, de 2022, e do Panorama da Situação de Saúde dos Jovens Brasileiros: intersecções entre juventude, saúde e trabalho, de 2023.

ANDRÉ SOBRINHO
Sociólogo, mestre em Educação (UFF) e doutor em Ciências Sociais pela PUC Rio.  

 Tem experiências com pesquisas, consultorias, gestão de projetos e ações educativas com organizações da sociedade civil, cooperação internacional e instituições públicas nos temas: juventudes e políticas públicas; gerações, movimentos sociais e saúde coletiva. Tecnologista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, onde coordena a Agenda Jovem Fiocruz. 

 Co-autor da publicação: Jovens e Saúde: revelações da pandemia no Brasil(2022) e o dossiê: Panorama da situação de saúde de jovens no Brasil (2016-2022): interseções entre Juventude, Saúde e Trabalho, publicado em 2023. 

Debatedora

HANNA SANTOS
Mulher negra não retinta, soteropolitana e enfermeira formada pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), atuando como enfermeira de educação permanente em saúde em uma unidade de saúde mista do município de Salvador. Ex-integrante do Controle Social e do Setorial de Negritude Mary Seacole da Executiva Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), participa ativamente no Núcleo Bahia do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), na Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Bahia (ABEn Ba), e no Levante Popular da Juventude.

Mediador

ANDRÉ LIMA
Diretor Executivo do Cebes. Doutor em História das Ciências e da Saúde, Pesquisador no Campo da Saúde Coletiva sobre temas relacionados ao Direito à Saúde nas Favelas e Periferias Urbanas do Rio de Janeiro, em perspectiva histórica. Na Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz atua em projetos de Pesquisa Ação em torno da Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos.

Assista no link a ou a seguir: