Cebes Debate ‘Liberdade de gênero e direitos LGBTQIAPN+’

O Conselho Nacional de Saúde aprovou em julho uma resolução definindo as diretrizes resultantes da 17ª Conferência Nacional de Saúde para orientar o Plano Plurianual de Ação para 2024-27. Seu item 44 diz claramente “Atualizar a Política Nacional de Saúde Integral LGBT para LGBTIA+ e definir as linhas de cuidado, em todos os ciclos de vida, contemplando os diversos corpos, práticas, existências, as questões de raça, etnia, classe, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, pessoas intersexo, assexuais, pansexuais e não binárias, (…) com a garantia de acesso e acompanhamento da hormonioterapia em populações de pessoas travestis e transgêneras, pesquisas, atualização dos protocolos e redução da idade de início de hormonização para 14 anos.” 

Para conversar sobre essas questões, a liberdade de gênero e os direitos da população LGBTQIAPN+ o Cebes Debate recebe na segunda-feira, dia 11 de dezembro, às 17:00hs, a Deputada Dani Balbi, professora e doutora da UFRJ, primeira professora e deputada estadual transexual do Rio de Janeiro. Conversará com ela a Diretora do Cebes Ana Costa. Carlos Fidelis, Presidente do Cebes abre a conversa, que será mediada por José Noronha.

Convidados

DANI BALBI
Professora, roteirista e primeira transexual a exercer mandato como deputada estadual na ALERJ. Também foi a primeira doutora e professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje preside a Comissão de Trabalho da ALERJ.

ANA COSTA
Médica Sanitarista Feminista, Doutora em Ciências da Saúde, pesquisadora em Saúde e Gênero , integrante da Rede de Médicos e Médicas pela Livre Escolha (Doctors for Free Choice) e Diretora Executiva do Cebes.

CARLOS FIDELIS
Presidente do Cebes

JOSÉ NORONHA / Mediação
Diretor do Cebes

Assista no link ou a seguir: