Cebes Debate – Lúcia Souto aponta 2022 como um ano crucial para a luta do movimento feminista

A luta feminista atinge a metade da população do país, que são mulheres, e a outra metade, que será beneficiada indiretamente quando as mulheres tiverem mais direitos e equidade. A opinião é da feminista e educadora popular Carmem Silva, do Forum de Mulheres de Pernambuco. Ela participou, nesta segunda-feira (07), do Cebes Debate especial sobre o Dia Internacional da Mulher.

O programa foi transmitido ao vivo pelo canal do Cebes no youtube e teve a participação da presidenta do Cebes, Lúcia Souto, com comentários gravados de cinco ativistas feministas do Brasil e do exterior. A mediação do programa foi da Diretora Executiva do Cebes, Ana Costa.

O programa desta segunda (7) abriu espaço para a discussão de toda a luta das mulheres pela vida, contra o fascismo, o machismo, o racismo, a LGBTQIA+fobia, a fome e a favor de um Brasil solidário e democrático. Ana Costa abriu o debate dizendo que o Dia Internacional da Mulher é um dia de luta e de mobilização, com as mulheres convocando para as ruas neste 8M2022. A primeira provocação para a convidada Carmem Silva foi da presidenta do Cebes, Lúcia Souto, que lembrou Marielle Franco e afirmou que a agenda de 2022 será muito difícil para toda a sociedade, em especial para o movimento feminista.

Carmem Silva ainda abordou temas importantes ao longo do programa, como a luta pela legalização do aborto. Na sua avaliação, este movimento pró-aborto precisa ganhar as massas, as ruas, pois é uma luta de todos, não apenas das feministas. Ainda no programa, Carmem fez uma reflexão sobre as escalas e consequências do desemprego das mulheres, reforçando a ideia de um novo ciclo de direitos.

Participaram também do programa, com depoimentos gravados, Lígia Cardieri, da Rede Feminista de Saúde; Fernanda Lopes, Pesquisadora e integrante do GT racismo e saúde da Abrasco; Ludimilla Teixeira, do MUCB – Mulheres Unidas Contra Bolsonaro; Cláudia Naranjo, da Alames (Colômbia) e Carolina Cisternas, do Movimento Feminista Chileno. Os depoimentos destas ativistas do movimento feminino estão aqui na página do Cebes.

Ludmilla Teixeira

Ligia Cardieiri

Fernanda Lopes

Cláudia Naranjo

Carolina Cisternas

O programa Cebes Debate vai ao ar às segundas-feiras, às 17h, no canal de youtube do Cebes, sempre com a participação de convidados que nos ajudam a entender a conjuntura e a luta pela saúde como um direito universal.

Veja o Cebes Debate no link ou a seguir: