Cebes Debate ‘Os trabalhadores invisíveis da saúde’

Voce vai conhecer nesta segunda-feira, dia 18, no programa Cebes Debate a pesquisa que há mais de um ano procura mapear os invisíveis da saúde. Um enorme contingente que, junto com os médicos e enfermeiros, são essenciais para o funcionamento do sistema de saúde. São os profissionais de limpeza, de cozinha e da segurança, maqueiros, recepcionistas e motoristas até técnicos e auxiliares de enfermagem e de saúde bucal, entre outros, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas.

A pesquisa tem por objetivo iluminar o que hoje é obscuro, pouco sabido, pelos gestores e pelos próprios sindicatos, lançar luz sobre um universo pouco iluminado da área da Saúde e, assim, buscar apontar saídas voltadas ao cuidado, à proteção e ao acolhimento.

?? Participantes:
??MARIA HELENA MACHADO
Coordenadora da pesquisa “Trabalhadores invisíveis da saúde : condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid19 no Brasil”. Doutorado em Sociologia pela IUPERJ (1996). Atualmente é pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Regulação em Saúde-DEGERTS do Ministério da Saúde em duas gestões: Jan/2003-dezembro/2010. É Coordenadora do NERHUS- DAPS e do ObservaRH-ENSP, da Rede de Observatórios de RH- MS/OPAS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Sociologia das Profissões.

??FERNANDA MANGANO
Conselheira Nacional de Saúde representa o segmento d@s Trabalhador@s na Mesa Diretora. Trabalhadora Psicóloga no Sistema Prisional Paulista no HCTP II de Franco da Rocha.

??LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

?? Mediadora:
??JOSÉ NORONHA, Diretor do Cebes

? Quando? Segunda-feira (18.04) às 17h

Assista a transmissão no link ou a seguir: