Cebes Debate ‘Por um feminismo socialista, antipatriarcal e anticapitalista’

O atual momento político brasileiro tem colocado o feminismo na pauta tanto do Congresso quanto do processo eleitoral. O feminismo liberal tem sido usado como mote de campanha de candidatas e candidatos de forma indiscriminada, num debate que pretende refletir sobre o campo feminista e suas grandes bandeiras para a esquerda. Neste próximo programa Cebes Debate vamos analisar e discutir as narrativas que hoje adotam as candidaturas na tentativa de conquistar o voto feminino, professando intenções “feministas” quando na verdade não passam de propostas liberais para as mulheres. Participam do programa a ativista Nalu Faria, da organização feminista Sempre Viva e a feminista e diretora do Cebes Ana Costa, além da presidenta do Cebes, Lúcia Souto. A mediação é de José Noronha. Cebes Debate acontece na segunda feira (12) às 17h.

?? Participantes:
?? NALU FARIA
Nalu Faria é psicóloga, militante feminista desde 1980. Atua nos setores populares e sindicais do movimento de mulheres há 40 anos, atuando com formação feminista e atividades de organização, mobilização e articulação. Coordenadora da SOF (Sempreviva Organização Feminista) coordenou várias publicações da SOF, como o boletim Mulher e Saúde (1993 a 2002), a Coleção Cadernos Sempreviva (dez livros desde 1997) e o boletim Folha Feminista (desde 1999). É autora de vários artigos sobre o movimento de mulheres, entre eles “O feminismo latino-americano e caribenho: perspectivas diante do neoliberalismo” e “La formación como instrumento para la construcción de una abordaje antipatriarcal”, “Desafios feministas à ofensiva neoliberal”, “Feminismo socialista: um panorama do pensamento e da luta das mulheres”, “As lutas feministas pela sustentabilidade da vida”. Integrou o Conselho Diretor da Fundação Perseu Abramo de 2013 a 2019. Coordenou Rede Latino-Americana Mulheres Transformando a Economia (REMTE) de 2005 a 2009. É integrante da coordenação internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) desde 2016.

?? ANA COSTA
Ana Costa é especialista em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Saúde pela UnB. Docente do Programa de Pos Graduação na Escola Superior de Ciências da Saúde do DF na área de Saúde Coletiva. Compõe o Grupo Temático Gênero e Saúde da ABRASCO. Editora Associada da Revista Saúde em Debate do CEBES. Ex-Presidente do Cebes. Ex-Coordenadora Geral da Associação Latonoamericana de Saúde Coletiva e Medicina Social – ALAMES.

?? LUCIA SOUTO
Presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Médica sanitarista, pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

?? Mediação:
?? JOSÉ NORONHA
Diretor do Cebes

? Quando? Segunda-feira (12.09) às 17h

Assista no link ou a seguir: