CEBES e entidades da Reforma Sanitária se manifestam em apoio aos pesquisadores do estudo CloroCovid-19

O Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), a Associação Brasileira Rede Unida (REDE UNIDA) e Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) – sociedades científicas de Saúde Coletiva e Bioética – vêm a público manifestar apoio aos pesquisadores do estudo CloroCovid-19, que visa avaliar a segurança e eficácia de diferentes dosagens de cloroquina em pacientes com formas graves de Covid-19. Recentemente, alguns desses pesquisadores foram alvo de ataque e ameaças nas redes sociais, impulsionadas por alguns parlamentares.

O uso de cloroquina e hidroxicloroquina são propagandeados como solução para a pandemia do covid-19 pela atua gestão do governo federal. No estudo dos pesquisadores de Manaus (AM) 11 pacientes, todos idosos, morreram após a aplicação de um desses dois compostos. Apoiadores da atual gestão do governo federal acusam os pesquisadores de tentar desqualificar o uso desses produtos.

Além de Manaus, há estudos sendo desenvolvidos por pesquisadores experientes de diversas instituições nacionais de ensino e pesquisa de reconhecida reputação e atende as normas éticas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

É inadmissível que pesquisadores que dedicam seu tempo e sua vida a buscar alternativas para um melhor enfrentamento da pandemia de Covid-19 recebam ameaças e ataques à sua honra e sua integridade física, propagadas por detratores que não têm apreço pela ciência. Os agressores e seus seguidores buscam confundir a opinião pública com informações falsas e sofismas de cunho ideológico, sem qualquer respaldo em evidências científicas. Na história, esses obscurantistas terão seus nomes associados à infâmia, porque é a ciência que poderá trazer as soluções para a grave situação sanitária que enfrentamos.

A Covid-19 se espalha rapidamente no mundo e no Brasil, causando sofrimento e morte, e infelizmente ainda não existem tratamentos ou vacinas disponíveis. Estudos clínicos como esse são parte fundamental do esforço da ciência brasileira e mundial na busca por tratamentos que possam contribuir para superar os desafios apresentados pelo novo coronavírus.

Desde o início da epidemia, pesquisadores têm trabalhado sem interrupção e precisam de tranquilidade e segurança para o desenvolvimento de suas pesquisas. A busca por soluções para os desafios apresentados pelo vírus SARS-CoV-2 requer rigor ético e científico e o tempo necessário para obtenção da melhor evidência científica que, com segurança, nos levará a um enfrentamento mais efetivo da Covid-19. É preciso que a sociedade saiba que não existem soluções mágicas e simples, como alguns querem nos levar a crer. Hoje é necessário, mais do que nunca, o amplo apoio de todos às iniciativas da comunidade científica na busca de soluções que permitam a superação desse desafio.

Em consonância com sua história de lutas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da ciência e da ética, em prol da saúde do povo brasileiro, as entidades signatárias conclamam toda a sociedade brasileira a apoiar os esforços de pesquisadores e profissionais da saúde na busca das melhores evidências científicas para o enfrentamento dessa pandemia.

Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO
Centro Brasileiro de Estudos da Saúde – CEBES
Associação Brasileira Rede Unida – REDE UNIDA
Sociedade Brasileira de Bioética – SBB