Cebes Goiás promove Conferência Livre de Saúde Virtual

O núcleo Goiás do Cebes promoveu no dia 10 de maio a etapa local da Conferência Livre de Saúde, reunindo cerca de 90 pessoas on-line. Compareceram pessoas de diversas instituições e movimentos sociais do Estado. Em sua maioria, as propostas aprovadas no evento conclamavam a reestruturação da atenção primária no Brasil com infraestrutura adequada das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Equipes de Saúde da Família (eSF), volta das farmácias e facilidade do acesso a medicamentos, dos Núcleos de Apoio a Saude da Familia (NASF). Veja a seguir o texto de Maria Tereza Serbeto sobre o evento.

Na última quarta-feira (10/05) o Núcleo Goiás do Centro de Estudos Brasileiro em Saúde (CEBES) promoveu uma Conferência Livre de Saúde em formato virtual e durante o fim do dia.

O evento reuniu majoritariamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), chegando em seu quórum máximo a quase 90 participantes, e 150 inscrições, a múltipla composição dos participantes do evento englobou universitários de diversas instituições de ensino superior de Goiás, docentes dessas respectivas instituições, membros da sociedade civil que já contribuíram junto às atividades do CEBES em Goiás, assim como sindicatos, entidades estudantis, organizações políticas, movimentos populares, pesquisadores e profissionais da saúde.

A proposição duma Conferência Livre de Saúde surgiu no contexto em que o estado de Goiás trilhava as conferências de seus municípios, onde a cada etapa: distrital, regional, municipal até chegar a estadual, mais se afunila a quantidade de participantes e possibilidades de composição do espaço por pessoas que não eram delegadas, não configuram os conselhos, ou não tem forte ligação com movimentos ou políticos que lhe garantissem uma inserção, num formato tradicional, institucional e em muito casos altamente burocratizado.

A intenção em pensar e planejar uma Conferência Livre também partiu do anseio, após atravessar algumas etapas de conferências, de aprofundar debates, salientar questões latentes e agremiar mais pessoas num espaço mais democrático e acolhedor para trocas de ideias e percepções, juntamente com o contexto em que o CEBES Nacional conclamou em seus diversos núcleos espalhados pelo país a convocarem um debate com olhar para demandas de saúde coletiva em âmbito nacional.

Organização e planejamento

Dessa forma, estabeleceu-se o planejamento de um evento que caracteriza-se e materializa-se esse este anseio crítico que surgiu. O CEBES contou com a parceria do Pequi Com SUS, projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), para a organização e realização do evento. O Pequi, surgido em 2021, está presente junto ao CEBES em diversas ações, de educação popular em saúde, divulgação de mídia em redes sociais, até trabalho comunitário em ocupações urbanas, e sendo assim este vínculo se fortalece em mais uma empreitada: a Conferência Livre de Saúde.

Dentre os nomes que se destacam para a organização deste evento, dá-se ênfase em especial para a Profa. Dra. Cristiane Lemos, fundadora do CEBES em Goiás e atuando no movimento goiano de saúde, através de sua influência, contatos, e pessoas aliadas em luta, a mesma mobilizou também mais nomes que merecem destaque: Marcos Vinicius Alves dos Santos, Ana Camila Gallieta, Mary Anne de Souza Alves, Hayssa da Silva Martins Dantas, Maria Tereza Serbeto.

Assim como também trouxe parceiros para a realização do evento como o SindSaúde/GO, o Movimento Por Uma Universidade Popular (MUP), o Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), a Associação de Pós-Graduandos da UFG (APG/UFG), o Grupo de Mulheres Negras Malunga, BR-Cidades (Goias), Vovó Maria Conga – Casa de Cultura Afro LGBTTQIA+, Ypê Rosa – LGBTTQIA+, UniTrans Goiás, Resistência Feminista, Resistência Feminista, Orgulhosa Resistência – Senador Canedo, Memória da Saúde Mental em Goiás, LGBTodos, Instituto Olhos da Alma Sá, Guerreirxs LGBT+ – Senador Canedo, conformando um conferência múltipla, inclusiva e ampla.

Pensou-se também dum ambiente virtual para o evento na intenção de que este tivesse maior alcance e abrangência, facilitando o acesso das pessoas a um momento tão relevante para a construção do controle social do SUS, dessa forma o evento se deu atraves da plataforma Zoom e simultaneamente transmitido no YouTube.

A Conferência

Durante o desenvolvimento da Conferência Livre de Saúde, inicialmente houve contribuições, apresentações e saudações dos movimentos presentes, e também breves provocações. Em seguida a Enfermeira Laurianna Vieira abrilhantou o evento com uma instigante apresentação intitulada “O Brasil que queremos, e a saúde que queremos”, a luz da abordagem teórica da Determinação Social da Saúde, destrinchando o cenário sócio-político-econômico atual brasileiro, o conjunto de fatores que nos trouxe até onde estamos, os desdobramentos deste processo, com ênfase na saúde pública, e o que pensar sobre saúde no Brasil após os duros e sofridos últimos anos, portanto um balanço acompanhado de perspectivas.

Depois tivemos breves, porém mais extensas que as anteriores manifestações dos participantes acerca do tema exposto, tanto debatendo, quanto compartilhando realidades e vivências, uma troca rica que possibilitou entender o quão abrangente era o público presente e suas realidade.

O segundo momento da conferência se deu através do processo de praxe numa conferência de saúde: leitura de propostas, discussão, supressão e destaque nas mesmas, momento esse que tomou mais da metade do evento, extenso e demandando atenção e cuidado, reuniu todas as propostas feitas no ato das inscrições, como também as possibilidades de serem feitas de 24h antes do evento até sua primeira etapa, processos esses que também se deram virtualmente.

Ao final da conferência boa parte das propostas haviam sido aprovadas, algumas suprimidas principalmente por falta de abrangência e repetição de tema (foi solicitado que as propostas tivessem caráter nacional), e também outras incitam debates.

Majoritariamente as propostas conclamava a reestruturação da atenção primária no Brasil com infraestrutura adequada das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Equipes de Saúde da Família (eSF), volta das farmácias e facilidade do acesso a medicamentos, dos Núcleos de Apoio a Saude da Familia (NASF).

Perspectivas

Por fim, devido à quantidade de pessoas presentes, foram eleitos dois delegados: Bianca Lopes Rosa do segmento Movimentos Sociais/Populares e Marcos Vinicius Alves dos Santos do segmento Servidor do SUS. Além disso, foram eleitas duas suplentes: Laurianna Vieira e Valdicelia Pedreira do Nascimento, ambas do segmento Usuárias do SUS.

No fim deste mês, nos dias 29, 30 e 31 de maio será realizada a Conferência Estadual de Saúde de Goiás, alguns membros do CEBES e Pequi com SUS já estavam eleitos para essa etapa, e os debates travados desde o início, já nas Conferências Distritais em Goiânia no início do ano (a capital é dividida em sete distritos sanitários) terão prosseguimento neste espaço, serão delegados que levarão pautas de luta pela saúde pública propriamente estabelecida, a crítica ao processo formativo dos profissionais, a reivindicação por serviços adequados nos diversos níveis respeitando trabalhadores e usuários em sua respectiva dignidade tanto de trabalho quanto de atendimento e exercendo o Controle Social, direito constitucional garantido e pilar da Saúde Pública Brasileira.

Assista o evento no link ou a seguir:

Veja imagens da Conferência virtual: